O festival que “Traz Arte aos Montes” realiza-se nos dias 12 e 13 de julho, na Lagoa do Alvão, Vila Pouca de Aguiar, em Trás-os-Montes, a apenas 1h do Porto.

O ARTiManha Festival de Artes, é um projeto que promove o envolvimento artístico de toda a comunidade. A edição de 2024 conta com uma programação para toda a família e que une concertos de música, teatro, artes circenses, jogos tradicionais, residências artísticas com associações locais, inclusão e natureza junto a um espaço com diversificada biodiversidade, a Lagoa do Alvão.

Natureza & Sustentabilidade:

Produzido pela associação Animodia Arte & Cultura, em parceria com o Município de Vila Pouca de Aguiar, o Artimanha 2024 tem como tema Natureza e Sustentabilidade. A Natureza, a sua preservação e regeneração está intrinsecamente relacionada com a sustentabilidade do planeta e das comunidades. Este é o mote e a grande chamada de atenção da edição deste ano deste festival de artes que, começa com uma talk “Conversas sobre Natureza e Sustentabilidade: como contribuir para o futuro da comunidade? “

Cartaz musical e atividades diversificadas preenchem os dois dias de festival:

Numa localização de excelência, em plena conexão com a natureza e junto à água, o Artimanha é uma experiência a não perder.

No primeiro dia do festival, 12 de julho, que “Traz Arte aos Montes” será o dia de CRUA, a banda de Ana Costa, Ana Trabulo, Diana Ferreira Martins, Isabel Martinez, Liliana Abreu e Rita Só explora a música tradicional, através de uma “viagem pessoal pela raiz ibérica, oferecida a quem vê e ouve como uma conversa de amigas em horas soltas” que irão fazer uma residência artística com o Grupo de Cantares do Alvão.

Ana Lua Caiano, “uma das vozes mais celebradas da nova música portuguesa”, sobe ao palco do ARTiManha dia 13 de julho. A artista que já atuou em palcos como o Nós Alive, Festival Músicas do Mundo e ML Lisboa, estará no Alvão, onde apresentará músicas do seu primeiro disco longa- duração.

O Artimanha é também um festival de experiências e, na programação consta ainda, um concerto dos Olive Tree Dance, um concerto meditativo ao pôr do sol, atividades lúdicas na Lagoa organizadas pelo Pena Aventura, parceiro do festival, os Jogos do Helder, é obrigatório conhecer o trabalho, também ele artístico, na criação de jogos de madeiras para todas as idades.

Estão assim, reunidos os condimentos para um festival em família sem descurar a diversão, a musica, o teatro, as artes em geral, com direito a campismo e Auto caravanismo gratuito (sujeito a inscrição prévia)

Segundo José Miguel Carvalho, Diretor Artístico do festival: Consideramos que a arte e a cultura podem igualmente ser implementadas na Natureza, daí levarmos o Artimanha Festival de Artes até ao elemento água em plena Serra do Alvão, tocando em pontos fulcrais da identidade e ruralidade do território.

Das sonoridades tradicionais à música eletrónica, das residências artísticas aos jogos populares para famílias, das atividades na lagoa como padel e canoagem a um concerto meditativo ao pôr do sol, os festivaleiros irão encontrar dois dias muito preenchidos.

Programa:

📍Dia 12 // Sexta-Feira

16H – Abertura com TALK //” Conversas sobre Natureza e Sustentabilidade”

18h30 -TEATRO // Utentes do CACI “ Liberdade, Igualdade, Diferença, Respeito, União, Equidade”

19h -SUNSET // Dj MaxBubu and friends

22h CRUA

23h30 Curcumbia

01h Dj Set Miguel Ângelo

📍Dia 13 // Sábado

15H OFICINAS CRIATIVAS // Aventurart

16H TEATRO // CIRCULAR Animodia

18h30 CHANDRA YOGA E SOUND JOURNEY

yoga para crianças por Daniela Leite

22h Ana Lua Caiano

23h30 Olive Tree Dance

01h Dj Set Cheganahora

📍Actividades Paralelas:

- Dia 12

Residências Artísticas

Art Crua e Grupo Cantares Alvão

- Dias 12 e 13

Jogos do Helder

Atividades Aquaticas Pena Aventura

Exposição "A nossa Fauna" por Luis Tao


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

PJ detém em Chaves três suspeitos de abuso sexual de criança de 13 anos

Marco Alves é o novo treinador do Desportivo de Chaves