O concelho de Vimioso\" corre graves perigos nas áreas do ambiente e da saúde pública\". A denúncia partiu da Comissão Concelhia de Vimioso da CDU, que, depois de ter sido alertada pela associação Primeiro o Ambiente em Vimioso (POAV) para a existência de alguns problemas que estão a afectar a região, esteve nas várias freguesias do concelho onde ouviu as queixas de alguns cidadãos.

De acordo com um comunicado de imprensa divulgado pela CDU, no concelho de Vimioso são várias as freguesias que estão a ser abastecidas por água de \"má qualidade\", isto porque pelo menos seis localidades \"consomem água do rio Angueira\", local de depósito dos esgotos vindos de Alcanices (Espanha). Segundo Leandro Vale, líder do partido comunista por Vimioso, o próprio delegado de Saúde daquela vila confirmou, há pouco tempo, que a água distribuída em algumas aldeias não apresentava as melhores condições.

A situação das lixeiras à beira das estradas \"por todo o concelho de Vimioso\" é outro dos problemas apontados pela CDU, que, mais uma vez, refere a título de exemplo as lixeiras existentes no santuário do São Bartolomeu, em Argozelo.

O mesmo partido político critica também o facto de a Zona Industrial de Vimioso não possuir uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), \"como a lei obriga\", e \"os esgotos das oficinas irem a céu aberto para os lameiros, numa zona onde não há linhas de água\". No entanto, Leandro Vale salienta como um problema \"ainda mais grave\" a atitude da empresa de recolha de lixo \"Resine\" ao \"fazer a lavagem dos camiões ao lado de lixeiras e as águas das lavagens irem também para os referidos lameiros\".

Ainda na área do ambiente, a CDU fala em \"abates de árvores por todo o concelho\", um \"fenómeno\" que, na opinião dos membros deste partido, se deve \"ao facto da Serração da Zona Industrial estar a comparar todas as madeiras abatidas e em especial os freixos\".

No parecer do líder comunista por Vimioso, as actividades piscícola e cinegética poderiam ser uma boa forma de divulgação do concelho a nível turístico, mas \"não há vigilância nos rios e o peixe corre o risco de se extinguir, porque os pescadores furtivos usam e abusam do veneno e das bombas\".

Leandro Vale frisou que estas denúncias são \"notas acumuladas há bastante tempo\" e que servem como \"um alerta às entidades responsáveis\". O dirigente afirmou ainda que a CDU já apresentou soluções, tanto à actual autarquia (PSD) como à anterior (PS), mas que \"infelizmente não foram seguidas\".

Contactado pelo Semanário TRANSMONTANO, o presidente da Câmara de Vimioso, José Rodrigo, refutou as acusações da CDU, dizendo que \"não têm sentido de ser\". O autarca afirmou que, de acordo com análises feitas recentemente, a água que é distribuída nas aldeias do concelho não é \"totalmente pura\", mas os valores \"estão dentro do normal\". Quanto ao lixo supostamente produzido na zona industrial, José Rodrigues disse que Vimioso ainda não tem indústria suficiente para causar problemas de poluição e que os lameiros que se encontram nas redondezas \"estão em óptimas condições\". Já relativamente às lixeiras no concelho, o autarca reconhece que \"por vezes existem\", mas garantiu que a Câmara \"tem o cuidado de tentar resolver o problema de imediato\". José Rodrigues lamentou também o lixo existente no santuário de Argozelo, dizendo que a autarquia está disposta a ajudar a entidade proprietária do espaço a resolver o problema.



PARTILHAR:

Juntas ameaçam fazer protestos

Martins da Cruz visita o Canadá