A Câmara de Vila Pouca de Aguiar vai transformar os edifícios do apeadeiro de Sabroso de Aguiar, na antiga linha ferroviária do Corgo, num albergue para quem cruza o Caminho de Santiago ou a Estrada Nacional 2 (EN2).

O projeto foi anunciado hoje pela autarquia e tem como objetivo apoiar os peregrinos ou turistas que seguem pelas rotas que atravessam o município do distrito de Vila Real: o Caminho Português Interior de Santiago, a EN2 e a Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo, que ocupa o antigo ramal ferroviário.

Segundo explicou a autarquia, em comunicado, “o conjunto de quatro edifícios do antigo apeadeiro de Sabroso de Aguiar vai ser transformado num albergue com capacidade para 14 pessoas”.

O espaço ficará dotado de sala de convívio, cozinha e sanitários e ainda de uma área de serviço para bicicletas e infraestruturas para local de merendas.

“A pé ou sobre rodas, os visitantes terão apoio logístico disponibilizado pela autarquia”, salientou o município, em comunicado.

O Albergue de Sabroso “vai conciliar o acolhimento de peregrinos a pé até Santiago de Compostela ou até Fátima e atividades de ciclismo”.

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, realizou hoje a consignação da obra, que representa um investimento de 120 mil euros e é financiada no âmbito do programa Valorizar, do Turismo de Portugal.

Também hoje o município consignou a empreitada de alargamento da Zona Industrial de Sabroso de Aguiar, um investimento de cerca de 820 mil euros que “vai reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas locais”.

O projeto conta com uma compartição de 85% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Segundo a câmara, a zona industrial vai ter uma expansão de 50 mil metros quadrados, aumentado a capacidade de instalação em mais 16 lotes e disponibilizando infraestruturas, equipamentos e serviços partilhados que visam dar resposta às necessidades das empresas.

O investimento procura ainda promover a competitividade das empresas locais, criar emprego qualificado, dinamizar parcerias e integração em redes nacionais e internacionais.

O autarca Alberto Machado afirmou que o concelho se tem “salientado por conseguir captar fundos europeus para investir neste território” como “se comprova pelo recente relatório da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte que apresenta a Câmara de Vila Pouca de Aguiar como a melhor da região na realização e execução do quadro comunitário do Norte 2020”.



PARTILHAR:

Carrazeda de Ansiães investe em equipamentos de desfibrilação automática

Detido por posse ilegal de arma em processo de violência doméstica