Comemorações do Dia do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da UNESCO em Sabrosa com programa diverso e dirigido a diferentes públicos.

 

Foi a 14 de dezembro de 2011 que o Alto Douro Vinhateiro foi inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO. Passados 14 anos, o Douro regista um aumento considerável no número de visitantes e afirma-se cada vez mais como um destino turístico de excelência, sendo, igualmente, uma região que se destaca, naturalmente, pelos vinhos, em particular, pelo Vinho do Porto. Para celebrar a efeméride, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através da Missão Douro, em conjunto com a Câmara Municipal de Sabrosa, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, desenvolveram ontem, segunda-feira, no Espaço Miguel Torga, em Sabrosa, uma iniciativa dirigida a diferentes públicos.

O programa do evento, que evoca o património da região demarcada e destaca o trabalho em rede que se pretende continuar a promover, teve início pelas 10h30 com uma oficina de escrita criativa e leituras encenadas com textos de Miguel Torga, dirigida à comunidade escolar local. Seguiu-se, pelas 12h00, a inauguração, nas imediações do Espaço Miguel Torga, da escultura “Feitoria da Alma”, de Gracinda Marques. Na parte da tarde, a partir da 15h00, teve lugar o seminário “O Douro e os Caminhos do Património Mundial”, que integrou uma conferência sobre “Os Caminhos do Douro” pelo historiador Joel Cleto, a que se seguiu uma mesa-redonda para destacar o trabalho promovido em rede, bem como para apresentar os projetos “Caminho dos Incas” e “Rota de Magalhães”. 

Após a sessão de encerramento, assegurada pelo presidente da CCDR-N, Emídio Gomes, e pelo secretário-geral da Comissão Nacional da UNESCO, embaixador Lobo de Mesquita, foi servido um porto d’honra.

 

Foto: José Sousa

 



PARTILHAR:

Vila Real vai plantar oito mil árvores

Desporto e natureza entre família e amigos