O município de Alijó realiza entre 17 e 19 de junho a Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos, que conta com a participação de 50 produtores e divulga os vinhos colhidos no planalto duriense, foi hoje anunciado.

Para além da oportunidade de negócio e de divulgação dos vinhos, a Câmara de Alijó disse que o evento conta com uma programação cultural que inclui concertos de Carolina Deslandes, Os Quatro e Meia e FF (Fernando Fernandes), que sobe ao palco com a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua, que pertence a este concelho do distrito de Vila Real e que está inserido na Região Demarcada do Douro.

O presidente da autarquia, José Rodrigues Paredes, já explicou que a designação "dos Altos" está relacionada com os vinhos que são produzidos em cotas mais altas.

Neste planalto, a cotas entre os 500 e os 700 metros de altitude estão, segundo o autarca, reunidas as condições para a produção de “vinhos frescos, jovens e aromáticos”.

“Os vinhos do douro profundo, a uma cota mais baixa, já têm o seu mercado mais ou menos estabilizado e definido, por isso achamos que devíamos dar oportunidade a este novo nicho de mercado e apostar neste tipo de vinhos”, referiu.

A autarquia referiu que o certame Vinhos e Sabores dos Altos vem substituir a antiga Alifeira, que era realizada naquele concelho duriense.

A última edição da Alifeira realizou-se em 2019 e, após dois anos de pandemia de covid-19, o município lança em 2022 um novo evento “de promoção do território”.

A feira associará também a promoção dos vinhos à gastronomia, harmonizando provas de vinho comentadas por especialistas com demonstrações culinárias promovidas por reconhecidos ‘chefs’ de cozinha.

A autarquia disse, em comunicado, que, durante o evento, os visitantes podem adquirir um copo de vidro personalizado para poder provar os vinhos em exposição.

A Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos associa a promoção dos vinhos à gastronomia, harmonizando provas de vinhos tintos e brancos comentadas por especialistas com sessões de ‘showcooking’ dedicadas a tapas e petiscos, pratos regionais e ‘cocktails’ com moscatel, outro dos ex-líbris do concelho de Alijó.

O programa inclui ainda o concurso “Escolha de Imprensa” que irá selecionar os melhores vinhos “dos Altos”, bem como uma demonstração de equipamentos de viticultura, na Quinta da Granja.

Para além dos vinhos, o certame será também um espaço de promoção para outros produtos agroalimentares regionais, como o pão, azeite ou fumeiro.

Haverá também uma zona de restauração típica, onde será possível provar petiscos da região e Carballiño, localidade espanhola geminada com o município de Alijó, marcará presença com o típico polvo da Galiza.



PARTILHAR:

Candidato franco-português em Pontault-Combault espera ganhar pelas suas ideias

Comboio Histórico do Douro arranca no sábado com 1.ª viagem lotada