O município de Alijó vai investir 1,8 milhões de euros na construção de oito Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), apostando numa tecnologia biológica à base de cortiça que diminui o consumo de energia, anunciou hoje.

A autarquia do distrito de Vila Real disse, em comunicado, que decidiu avançar com a construção de oito estações de tratamento e que optou, na sua maioria, pelas designadas ETAR biológicas que assentam “numa tecnologia inovadora denominada ilhas flutuantes de cortiça”.

“Tendo em conta as atuais necessidades em termos de tratamento de águas residuais, a solução escolhida vai permitir diminuir o consumo de energia e melhorar a eficiência das ETAR, tornando-as ecologicamente mais sustentáveis, com a vantagem acrescida de exigir menos manutenção”, explicou a câmara municipal.

Trata-se de uma solução projetada especificamente para o tratamento biológico de águas residuais.

O município acrescentou que as “ilhas flutuantes de cortiça consistem em plataformas de cortiça modulares que permitem o crescimento de plantas à superfície da água”.

Estas plantas poderão depois ser replantadas, por exemplo, em jardins públicos.

O novo sistema vai ser implementado nas novas ETAR de Carlão, Francelos, Pegarinhos, Ribalonga, Santa Eugénia e Vilar de Maçada.

Segundo a autarquia, estão também em construção duas ETAR compactas em Vale de Mendiz e em Souto Escarão.

O município liderado por José Paredes adiantou que o projeto representa um investimento “superior a 1,8 milhões de euros”.

“Estas intervenções representam um forte investimento num serviço público de caráter estrutural, essencial ao bem-estar geral, à saúde pública e à segurança coletiva das populações, às atividades económicas e à proteção do ambiente”, referiu a câmara.



PARTILHAR:

Águas de Carvalhelhos em Boticas aumenta faturação para os 7ME em 2022

Procuram-se voluntários para ajudar a quantificar a coruja-das-torres em Portugal