A empresa Águas Carvalhelhos, em Boticas, faturou sete milhões de euros em 2022, registando um aumento no volume de negócio na ordem dos dois milhões de euros depois das quebras verificadas nos anos da pandemia, anunciou hoje.

A empresa centenária disse, em comunicado, que engarrafou um total de 24 milhões de litros de água mineral natural e água mineral natural gaseificada, no último ano, mais 14,3% do que no ano anterior (21 milhões de litros).

“Os confinamentos ditados pelo contexto pandémico provocaram um decréscimo de 26% na nossa faturação, de 2019 para 2020. O que foi compreensível à luz da circunstância de uma parte relevante dos nossos clientes mover-se no canal horeca [hotelaria, restauração e cafetaria]”, afirmou, citado no comunicado, Arnaldo Riesenberger, diretor comercial para o mercado nacional da Águas de Carvalhelhos.

O responsável acrescentou que “os números de 2021 traduziram já uma recuperação, aproximadamente de 5%, acentuada no último ano graças a um volume de faturação na ordem dos sete milhões de euros”.

Este valor representa um crescimento de 40% face ao 2021 para a empresa implementada em Carvalhelhos, localidade do distrito de Vila Real.

Com o mercado nacional “estabilizado”, a aposta vai também para a exportação.

A guerra na Ucrânia “não está”, acrescentou a empresa, “a impactar significativamente o esforço exportador” que representa “15% do total de vendas”.

O impacto faz-se sentir, como reconheceu Gonçalo Magalhães Ferreira, diretor comercial do mercado externo da marca, “no custo das matérias-primas produtivas”.

O mercado de exportação da marca “não contempla mercados externos na envolvência da guerra em curso” e tem como “principais destinos externos” o Reino Unido, os Estados Unidos da América, a Bélgica, o Canadá e a Alemanha.

Depois de ter sido “pioneira” na introdução das embalagens 100% recicláveis no mercado nacional de água engarrafada, a Águas de Carvalhelhos adiantou que tem “em perspetiva mais investimentos no domínio da sustentabilidade ambiental”, designadamente a instalação de painéis fotovoltaicos, que pretende dar autonomia energética à sua cadeia produtiva e diminuir a pegada ambiental da empresa.

Ao longo dos mais de 100 anos de existência, a empresa disse que já sobreviveu a “guerras mundiais, crises económicas cíclicas, mudanças políticas bruscas, convulsões sociais desafiadoras e tantos outros obstáculos”.

A marca Carvalhelhos está associada à localidade com o mesmo nome, situada no concelho de Boticas, e onde, em meados do século XIX, foram descobertas umas águas com propriedades medicinais por uma pastora, que, segundo é contado, “nelas lavou as pernas em chagas, tendo a doença entrado em remissão até que ficou curada”.

O alvará de concessão de exploração foi concedido à empresa das “Caldas Santas de Carvalhelhos” em 1915.



PARTILHAR:

Vila Pouca de Aguiar recebe unidade de convalescença após saída dos paliativos

Alijó investe 1,8ME na construção de “inovadoras” ETAR biológicas