O município transmontano de Alfândega da Fé volta a ser um polo da Bienal Internacional de Arte de Gaia, com uma exposição que reúne trabalhos de artistas como o fotógrafo britânico Michael Spencer Jones, divulgou hoje a autarquia.

A abertura da exposição está marcada para o dia 25 de abril, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, e junta centenas de artistas de diversas nacionalidades e obras de diversas expressões, como informa, em comunicado.

Entre os artistas, salienta o município, que integram a exposição neste polo, “está um dos fotógrafos de rock mais influentes do Reino Unido, Michael Spencer Jones, responsável pela criação de algumas das capas de arte mais icónicas da história recente do rock britânico, nomeadamente dos álbuns dos Oasis, The Verve ou dos U2.

A autarquia adianta que o fotógrafo “vai estar presencialmente em Alfândega da Fé, se a pandemia assim o permitir”.

A mostra local da Bienal de Arte de Gaia é ainda composta por trabalhos de outros artistas “oriundos de vários países, como Brasil, Espanha, Canadá, Moçambique e Chile, e com eco no panorama artístico nacional e internacional, como é o caso do artista plástico e escritor Valter Hugo Mãe”.

O concelho de Alfândega da Fé estará também representado com um nome da terra, Nuno Pinto Fernandes, que vai apresentar-se, pela primeira vez, neste evento e já foi premiado por trabalhos enquanto fotojornalista, sendo autor da exposição “O Fim da Linha”.

Ao todo, estarão expostas em Alfândega da Fé obras de 24 artistas e com a curadoria do artista plástico António Franchini e da chefe da divisão de Cultura do município, Ana Margarida Duque.

“Através desta parceria com a Bienal Internacional de Arte de Gaia, a autarquia alfandeguense pretende reforçar a sua dinâmica cultural, destacando-se como um importante centro de cultura no coração do nordeste transmontano”, refere a autarquia.

Alfândega da Fé acolhe outras manifestações artísticas de relevância internacional e interculturais, como é o caso do Festival Sete Sóis Sete Luas e do Festival PAN - Encontro e Festival Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural.

Sendo esta Bienal de Arte de Gaia dedicada às causas, a autarquia transmontana decidiu integrar a abertura da exposição no programa de comemorações do 25 de abril.

Depois de 2019, esta é a segunda vez que Alfândega da Fé recebe arte desta bienal.



PARTILHAR:

Autarca de Mondim de Basto lidera comissão de cogestão do Parque Natural do Alvão

Bola doce mirandesa já pode ser degustada todo o ano