A Águas do Interior Norte (AdIN) vai investir cerca de 700 mil euros em equipamentos para equilibrar a pressão nas redes de abastecimento de água de oito concelhos, foi hoje anunciado pelo presidente do conselho de administração da empresa.

"Temos uma avaliação dos pontos mais sensíveis nos oitos concelhos que integram a AdIN, e há a noção de que nas partes mais baixas deste território a pressão da água é muito elevada em relação à capacidade da rede de abastecimento, o que provoca ruturas nos pontos de maior fragilidade e que leva ao desperdício deste bem", explicou à Lusa Carlos Silva.

Após este levantamento, a AdIN definiu um conjunto de intervenções prioritárias de redução de perdas reais de água nos oito municípios sobre a gestão da empresa que são Vila Real, Peso da Régua, Santa Martas de Penaguião, Sabrosa, Mesão Frio, Murça, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo.

O procedimento que hoje foi consignado abrange a instalação de válvulas redutoras de pressão (VRP), que são acessórios rede que permitem obter uma pressão predefinida a jusante da sua instalação e, deste modo, evitar pressões excessivas na rede", explicou a AiDN, durante o ato oficial de assinatura de consignação da empreitada que decorreu em Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança.

"Estas pressões excessivas na rede originam, por vezes, roturas de condutas, tendo efeito negativo de aumentarem o caudal da água em fugas de difícil deteção e obrigam a um maior investimento " na compra de água" por parte da AdIN", indicam os técnicos da empresa.

Para a presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas, é inegável que foi acertada a decisão de fazer parte desta empresa intermunicipal.

"A consignação que hoje fazemos demonstra, também, que a aposta, para além de inevitável, foi ganha, já que sem a empresa intermunicipal, o concelho de Freixo de Espada à Cinta ficaria de fora destes investimentos. É bom lembrar, que só nos podíamos candidatar e esses projetos se inseridos na empresa intermunicipal", vincou a autarca social-democrata.

Para este projeto foram colocados a concurso três lotes, para serem geridos pelas Unidade de Gestão do Douro e Corgo com sede no Peso Régua (Vila Real) e englobando também os concelhos de Mesão Frio e Santa. Marta de Penaguião.

Já a Unidade de Gestão do Douro e Sabor com sede em Torre de Moncorvo (Bragança) englobando também o concelho de Freixo de Espada à Cinta.

Na Área de Gestão Ativa de Infraestruturas em Vila Real estão integrando os concelhos de Murça e Sabrosa.

O prazo de execução desta obra é de um ano.

Segundo a AiDN, o conjunto das candidaturas no âmbito da eficiência hídrica prevê investimentos na ordem dos 14 milhões de euros, a executar nos próximos 2 anos, tendo já sido finalizados concursos, outros já consignados ou a consignar brevemente, no valor de cerca de 2,5 milhões de euros, encontrando-se os restantes concursos a decorrer.

A empresa indicou igualmente que para além dos investimento na área do abastecimento de água, somam-se investimentos na melhoria do tratamento das águas residuais, com vista a melhorar a qualidade das águas residuais devolvidas ao meio ambiente, no valor de cerca de 21 milhões de euros, cujas consignações e procedimentos também se encontram a decorrer, totalizando o conjunto dos investimentos previstos em cerca de 35 milhões.

A AdIN iniciou a sua atividade em janeiro de 2020 e é a entidade gestora dos serviços de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais dos municípios de Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real, num total de mais de 100 mil habitantes, tendo nascido no seio da Comunidade Intermunicipal do Douro.

Esta empresa iniciou a sua atividade em janeiro de 2020 e é a entidade gestora dos serviços de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais dos municípios de Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real, onde residem cerca de 100 mil habitantes.



PARTILHAR:

Ataque de cães vadios matou cinco ovelhas e feriu gravemente sete em Mogadouro

Comerciantes da raia unem-se pela reabertura da fronteira em Chaves