Através do Serviço Cooperativo de Extensão em Trás-os-Montes e Alto Douro, a instituição universitária tem vindo a estabelecer parcerias com diversos municípios do distrito de Bragança, nomeadamente Mogadouro, Vinhais, Macedo de Cavaleiros, Torre de Moncorvo e, agora, Carrazeda de Ansiães.
Uma das faces mais visíveis do programa são os Gabinetes de Apoio ao Cidadão (GAC) situados em diversas freguesias.
Estes gabinetes estão dotados com equipamento informático multimédia e ligação à Internet e dispõem de um operador (intermediário) que dá assistência aos diversos serviços, informações e encaminhamentos da Câmara Municipal. Tudo para que os munícipes não tenham de se deslocar à sede do município para tratar de alguns assuntos burocráticos.
Os serviços oferecidos pretendem cobrir o maior número de áreas possível. Ou seja, num GAC é possível obter informações e serviços da Direcção Regional da Agricultura de Trás-os-Montes, navegar na Internet, enviar e receber e-mails, fazer consultas de saldo bancário, pagamento de serviços, bem como ter acesso ao manancial de informação disponível na Net.
Aliás, os objectivos da UTAD passam por colocar as Tecnologias da Informação e Comunicação ao serviço do desenvolvimento da região, de forma a melhorar a qualidade de vida das populações. Além disso, pretende-se modernizar o tecido empresarial e institucional, disponibilizando informações e serviços nos domínios da educação, da saúde, da agricultura, do turismo e da administração.
Após a adesão de vários municípios, a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães não quis ficar alheia ao projecto. Assim, numa primeira fase serão criados dois Gabinetes de Apoio ao Cidadão (GAC) nas freguesias da Lavandeira e Vilarinho da Castanheira.
Para o projecto ter o sucesso desejado foi empossado um agente de Extensão Autárquica, cujo gabinete está localizado no edifício da Câmara de Carrazeda. Este espaço, equipado com um computador multimédia com ligação à Internet, faz a ligação entre o munícipe, a autarquia, a UTAD e outras instituições.
Num distrito onde a rede de acessibilidades e transportes públicos ainda não é capaz de reduzir as distâncias de forma significativa, a informática assume-se como a grande alternativa para tratar de questões burocráticas sem sair do meio rural.



PARTILHAR:

Emoções do Jet Ski em Mirandela

CTM triunfa com facilidade