Este fim de semana, realizou-se na Serra do Larouco o Campeonato Espanhol e Galego de Parapente de Precisão da Serra del Larouco de 2025. O campeonato decorreu na zona sul, em Xironda (município de Cualedro), e na zona norte, em Baltar.
- 29 participantes de 5 países competiram pelo título de campeão.
- O atleta mais novo tinha 15 anos e o mais velho, 66.
Organizado pelo clube de parapente Voo Larouco, em conjunto com os municípios de Baltar, Cualedro e Xinzo, e com a colaboração da Real Federação Aeronáutica Espanhola, da Federação Galega de Aeronáutica e da Xunta de Galicia. Três dias intensos de competição contaram com 29 atletas, 5 dos quais mulheres, de todas as idades, entre os 15 e os 66 anos, que se dedicaram ao máximo para atingir o objetivo.
Três dias muito intensos, com condições meteorológicas favoráveis e um total de 10 regatas.
Pilotos de mais de cinco países: Alemanha, Portugal, Arábia Saudita, Bulgária e Espanha.
Pódio Espanhol:
1º Víctor Rodríguez Santamarta
2º David Contreras Lázaro
3º Víctor Aguilera Lozano
Pódio Galego:
1º Diego Pimentel Villar
2º Juan Carlos Álvarez
3º Jaime Fonte Vázquez
Pódio Aberto (Internacional):
1º Víctor Rodríguez Santamarta (Espanha)
2º David Contreras Lázaro (Espanha)
3º Víctor Aguilera Lozano (Espanha)
Pódio Open Feminino (Internacional):
1º Matin Afzalnia (Alemanha-Irão)
2º Azahara Velasco (Espanha)
3º Nehal Alhilal (Arábia Saudita)
O parapente de precisão é um desporto reconhecido pela Real Federação Aeronáutica Espanhola.
Consiste em realizar um voo curto partindo de um ponto alto até aterrar num alvo pequeno. Ganha o piloto cujo primeiro pé atinja o centro deste alvo mais próximo. Normalmente, são realizadas várias rondas ou mangas, nas quais são somados pontos, que correspondem ao número de centímetros que o piloto está a partir do centro. O objetivo é acumular a pontuação mais baixa possível.
Para além do campeonato, foi também realizado o percurso de julgamento, com seis juízes a completarem o percurso. Os juízes principais do evento foram: Virginia Gabriela Neagoe, diretora da competição; Miguel González Cuesta, juiz principal; e Ana Belén Lozano Aguilar, juíza do evento. Um total de nove juízes trabalharam para garantir que tudo corria de acordo com as regras.
"A Serra do Larouco é uma serra portuguesa localizada na província de Trás-os-Montes, no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real. É a terceira maior elevação de Portugal Continental, com 1535 metros de altitude e 423 m de proeminência topográfica; situa-se na fronteira do distrito de Vila Real com a Galiza. Esta serra faz parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês".in wikipedia