Está confirmado. Com o encerramento da ponte do Pinhão ao tráfego, a partir do próximo dia 20, um «ferry-boat» vai assegurar a ligação entre as duas margens do Douro do concelho de Alijó.

A decisão resultou de uma reunião, anteontem, no Pinhão, com a participação de representantes da Estradas de Portugal (EP), Câmara Municipal de Alijó, Junta de Freguesia do Pinhão e \"Douro Azul\", a empresa que disponibilizará a embarcação. Os locais de embarque nas margens ficarão situados no cais da Foz e na curva da \"Neusa\", na EN 222.

Na reunião foi, ainda, discutida a questão dos horários. Numa primeira fase, tudo indica que a travessia será efectuada, entre as 7 e as 20 horas, de segunda a sexta-feira. Aos fins-de-semana, a proposta em causa defende um período de funcionamento entre as 10 e as 13 horas e, depois, das 15 às 20 horas.

A partir do dia 20

As obras para a criação de condições de acostagem na doca seca serão elaboradas pela EP. De referir também que o «ferry-boat» apenas transportará veículos. Para assegurar a circulação de peões, velocípedes e ciclomotores está ser construído na ponte um passadiço.

Segundo apurámos, o início das travessias deverá ocorrer a partir do próximo dia 20, salvo se houver alguns contratempos relacionados alguns procedimentos burocráticos.

Esta solução impede que a população de Alijó tenha de dar uma volta de 50 quilómetros para atingir a outra margem.

A ponte metálica do Pinhão é a única ligação à margem sul do Douro, entre as barragens da Valeira e de Bagaúste. O seu fecho poderá estender-se por três a cinco meses

Refira-se que empreitada de reparação da ponte do Pinhão arrancou em Setembro de 2005, adoptando a hidrodecapagem e o sistema de pintura sem solventes ES301 como tratamento de protecção anticorrosiva do aço, sistema usado também na empreitada de reparação da ponte Luís I no Porto.

A reparação da ponte do Pinhão está a cargo do empreiteiro geral OPCA, que conta com a contribuição da Martifer, no aço novo para substituição e reforço, e da Euronavy, para a subempreitada de hidrodecapagem e pintura do aço existente e pintura do aço novo.



PARTILHAR:

Emigrantes vão ter cartão único do cidadão

Trabalhos retomados