A partir de segunda-feira o concelho de Alijó vai estar servido por uma ambulância de Suporte Imediato de Vida. Baseada no centro de saúde da cidade, o novo meio de socorro funcionará entre as 20h00 e as 8h00, colmatando a lacuna criada em Dezembro de 2007 pelo fecho do SAP.

O concelho de Alijó vai dispor, a partir de segunda-feira, de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Esta nova ambulância vai ter suporte logístico no novo Centro de Saúde de Alijó, que também começa a funcionar segunda-feira, dia em que tem início, no concelho, o Curso de Tripulante de Ambulância e Socorro.
Depois do encerramento nocturno do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Alijó, no final de Dezembro, o concelho ficou conhecido, em Janeiro, pela polémica em torno da descoordenação entre os bombeiros e o INEM, na resposta a um pedido de assistência por parte de uma família de Castedo.
Na sequência dessa polémica, a Inspecção-Geral das Actividades da Saúde abriu um inquérito à assistência que foi prestada a António Moreira, 44 anos, que faleceu na madrugada de 22 de Janeiro depois de uma queda.
A entidade está também a averiguar como foi tornada pública uma conversa entre o INEM e os bombeiros de Favaios e Alijó.
O governador civil, António Martinho, defendeu que para dar resposta ao problema da saúde em Alijó vai entrar em funcionamento a ambulância SIV, um meio operacional que visa melhorar os cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar.
A nova ambulância vai funcionar entre as 20h00 e as 8h00 mas, segundo o presidente da câmara de Alijó, o socialista Artur Cascarejo, pretende-se que o seu horário de funcionamento seja alargado.
Assim, de acordo com o autarca, o concelho vai dispor de Serviço de Atendimento Permanente (SAP) entre as 8h00 e as 24h00, da SIV para o período nocturno e, em breve, de um Posto de Emergência Médica (PEM), do INEM, que será instalado numa das seis corporações de bombeiros. Nenhuma das corporações do concelho possui actualmente qualquer protocolo com o INEM.
A Liga dos Bombeiros Portugueses reivindica a instalação de um PEM em todos os concelhos portugueses. Em Vila Real existem postos deste género em apenas sete dos 14 concelhos do distrito.

Curso
Para dar resposta à falta de formação, a Escola Nacional de Bombeiros começa a ministrar, segunda-feira, um curso de Tripulante de Ambulância e Socorro (TAS), que conta com 14 formandos, cinco do concelho de Alijó e nove provenientes dos concelhos limítrofes.
A corporação de Favaios, origem da polémica chamada telefónica, não enviou nenhum bombeiro para a formação.
Segunda-feira começa a funcionar o novo centro de saúde do concelho, que será posteriormente inaugurado pela ministra da Saúde, Ana Jorge.
Pretende-se ainda que o primeiro-ministro, José Sócrates, esteja presente na inauguração.



PARTILHAR:

«Simples pedido de registo»

Sistema vai ser testado na freguesia de Paços