A Luso-Brazilian Society of the University of Leeds é uma organização integrada na Associação de Estudantes da Universidade de Leeds, tendo como objectivos a divulgação da Cultura Lusófona em geral, e Culturas Portuguesa e Brasileira em particular. Foi criada há cerca de dois anos, com o objectivo de ser um ponto de encontro da Comunidade Lusófona, bem como de todos os interessados em conhecer melhor a Lusofonia. De momento contamos com cerca de 90 pessoas inscritas na nossa mailing-list e 30 membros efectivos.

É exactamente dentro desse estatuto de agente de divulgação da Cultura Lusófona em geral que caracteriza a nossa organização que tive a iniciativa de propôr a realização de um Portuguese-Speaking World Cultural Festival na Universidade de Leeds. Entre as actividades organizadas encontram-se: uma Mostra de Cinema Lusófono, uma Amostra de Gastronomia, uma exposição de Fotografia, sessões de video sobre a Lusofonia, workshops (aulas de iniciação à Língua Portuguesa, dançares típicos), exibição de Posters com informação sobre todos os Países Lusófonos, uma Mostra do Livro Lusófono e Palestras com temática relativa à Lingua Portuguesa e Cultura Lusófona. (O programa detalhado encontra-se no final deste texto.)

A ideia do Festival surgiu há cerca de um ano, ao longo do qual fomos auscultando os nossos membros e amigos sobre o que eles gostariam de ver incluído num Festival que celebrasse a riqueza e diversidade da Cultura Lusófona. Desde a criação da Luso-Brazilian Society que nos apercebemos que havia uma falta de conhecimento na comunidade universitária no que respeita à dimensão do Mundo Lusófono. Para já não falar do desconhecimento quase total da Literatura, Cinema e outros apsectos da Cultura Lusófona. Pretendemos assim com este projecto promover os Países de Língua Oficial Portuguesa e dar a conhecer a riqueza e diversidade que nos caracteriza.

Esta é a primeira edição do Festival Cultural Lusófono e, tendo em conta também a pouca experiência que tinhamos em organização de eventos desta envergadura, estamos muito contentes com o acolhimento que o Festival teve. Obviamente, aprendemos muito com esta primeira experiência e o nosso objectivo é tornar o Festival num evento anual, com um programa ainda mais diversificado e rico.

Gostava de terminar agradecendo aos Colaboradores e Patrocinadores deste evento sem os quais a sua realização não teria sido possível: Embaixada de Portugal, Embaixada do Brasil, Ministério da Cultura (Gabinete de Relações Internacionais, Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, Instituto do Livro e das Bibliotecas), Porto Editora, TAP Air Portugal.

José Santos



PARTILHAR:

Desporto em época de Páscoa

Incêndio na cabine