A Festa do Tomate Coração de Boi do Douro acaba de ser distinguida com o prémio internacional Best Of Wine Tourism 2027, na categoria de Experiências Inovadoras de Enoturismo.
A distinção reconhece a excelência, criatividade e sustentabilidade no enoturismo deste projeto organizado pela empresa de comunicação e organização de eventos Greengrape. A 11.ª edição da Festa do Tomate realizou-se em agosto passado e contou este ano com a CIM Douro - Comunidade Intermunicipal do Douro como entidade promotora.
O galardão foi atribuído no âmbito da rede global Great Wine Capitals, a qual reúne as mais importantes capitais do vinho do mundo, distinguindo anualmente a excelência, criatividade e sustentabilidade no enoturismo.
Com esta vitória, a Festa do Tomate Coração de Boi do Douro irá representar a região na fase final do concurso e medir forças com os vencedores de capitais do vinho de referência mundial, como Bordéus, Mendonza ou Napa Valley. A revelação e entrega dos galardões globais terá lugar durante a gala da conferência anual da Great Wine Capitals, no dia 22 de outubro de 2026, na Nova Zelândia.
Organizada desde a sua génese pela agência de comunicação e organização de eventos Greengrape, a Festa do Tomate Coração de Boi do Douro teve a sua 11ª edição em agosto passado, contando este ano com a CIM Douro – Comunidade Intermunicipal do Douro como entidade promotora.
“Receber este prémio internacional é o reconhecimento de que a inovação no enoturismo não passa apenas pela tecnologia, passa também pela capacidade de olhar para a paisagem e para a tradição com novos olhares, valorizando os produtos endógenos e a gastronomia da região, ao lado dos vinhos”, comenta a diretora geral da Greengrape, Celeste Pereira, lembrando que a festa começou pela carolice de três amigos, mas “hoje pertence a todo o Douro” e é resultado do envolvimento de um alargado número de pessoas, desde logo os produtores de vinhos / tomate, hortelãos, restaurantes, chefs de renome, jornalistas, enólogos, investigadores e muitos entusiastas do Tomate Coração de Boi do Douro.
Tomate e diversidade
Criada em 2016, a Festa do Tomate Coração de Boi do Douro realiza-se anualmente no mês de agosto, celebrando a diversidade agrícola e a gastronomia duriense. É atualmente a maior festa gastronómica da região e ponto de encontro de produtores de vinhos referenciais.
A festa inclui o festival do Tomate à Mesa, que se realiza durante todo o mês de agosto e conta com a participação de mais de 30 restaurantes aderentes, reforçando a oferta de propostas para saborear o tomate coração de boi na sua plenitude.
O concurso para eleição do melhor Tomate Coração de Boi é um dos momentos altos do programa, seguindo-se um encontro na quinta anfitriã, que reúne produtores de vinhos/tomate, júri, jornalistas e entusiastas do tomate, que viajam de todo o país para degustar este fruto. Este é, atualmente, o encontro que reúne mais produtores de vinhos do Douro, entusiasmados com este projeto de diversificação no território.
No dia a seguir ao concurso, realiza-se um mercadinho na aldeia de Arroios, às portas de Vila Real. A capela Barroca local abre portas para uma inusitada prova de tomate, azeite e sal, conduzida por especialistas. No seu largo, instalam-se as bancas de venda de hortícolas da aldeia, artesanato e vinhos. O convívio acontece na companhia de petiscos e música, num partilhar muito singular entre locais e visitantes.
DTM