Conversas sobre vinho, Mercado e Jantar Pombalinos, Exposições, Leilão de Vinhos Generosos, lagarada tradicional e concertos são só alguns dos destaques entre hoje e domingo em S. João da Pesqueira.

 

A maior área de vinha classificada como Património da Humanidade, o concelho de São João da Pesqueira, recebe a partir de hoje e até domingo, dia 4 de setembro, a grande celebração anual do Douro, a Vindouro – Festa Pombalina.

“E não faltam excelentes pretextos de visita”, promete o município pesqueirense. Desde logo, a presença de produtores de vinhos de Denominação de Origem Controlada (DOC) Douro e do Porto, que no Museu do Vinho de S. João da Pesqueira irão apresentar diversas novidades e rótulos de referência. E, para assinalar mais uma vindima, “à melhor tradição da região serão novamente realizadas lagaradas tradicionais”, para as quais contribuem os produtores representados no evento. O programa contempla, ainda, a realização de conversas sobre vinhos, conduzidas por especialistas.

O chefe de cozinha que colocou o Douro no mapa gastronómico contemporâneo será o protagonista de outra novidade da programação, um showcooking, que será realizado amanhã, sábado. Rui Paula e equipa, hoje, no primeiro dia, assinam o “Jantar Pombalino”.

Aliás, a figura tutelar do Marquês de Pombal estará novamente bem representada na Vindouro. O mercado e o desfile pombalinos, que invadem as ruas da vila, continuam a ser pontos fortes do cartaz, que no capítulo musical combina nomes consagrados e novos talentos.

Paulo de Carvalho e a Banda Índice atuam amanhã, enquanto esta noite, será a vez do grupo US7 inaugurarem o palco, que logo a seguir contará a participação de Patrícia Teixeira, a jovem que, recentemente, o país passou a conhecer através do concurso televisivo “The Voice Portugal”.

De acordo com o presidente da Câmara de S. João da Pesqueira, é expetável que a Vindouro receba mais de 20 mil pessoas durante os três dias da já icónica Festa Pombalina. “Estimamos ser visitados por 20 a 25 mil pessoas, que pretendam desfrutar dos produtos endógenos, nomeadamente o vinho e o azeite, mas também de toda a história ligada ao vinho e à terra, que o Museu do Vinho propõe”, substanciou José Tulha, em declarações prestadas à Agência Lusa.

Realizada no Museu do Vinho, inaugurado em dezembro de 2014, serão 28 os produtores de vinho e azeite a marcarem presença na 14ª edição da Vindouro. “O evento foi deslocalizado no ano passado para o Museu do Vinho. Trata-se de um espaço que está apto a receber e a ajudar a divulgar os produtos de todos os produtores do concelho e da própria região”, sustentou o edil pesqueirense.

 

FOTOGRAFIAS: Câmara Municipal de S. João da Pesqueira e Fernando Peneiras - http://fotografiafernandopeneiras.blogspot.pt/

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Acaba a Linha do Tua, nasce um projecto integrado de mobilidade

Piscina de Mirandela reabre com acesso gratuito