O primeiro-ministro, José Sócrates, inaugurou hoje, quarta-feira, o armazém de envelhecimento de vinhos da Quinta do Portal, em Sabrosa, onde afirmou que o sector vitivinícola tem contribuído para a melhoria das exportações em Portugal.

Sócrates começou o dia em Vidago, no renovado Palace Hotel, e à tarde desceu ao Douro para inaugurar uma estrada e um armazém de estágio e envelhecimento de vinhos.

Pelo meio foi-se esquivando às perguntas dos jornalistas sobre as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), cujo director-adjunto afirmou hoje, quarta-feira, que a economia portuguesa \"deverá sofrer uma contracção de cerca de 1,4 por cento\" incluindo as novas medidas.

\"Eu agora estou aqui para fazer aquilo que me compete fazer, puxar o país para a frente, estar ao lado daqueles que investem, daqueles que tem iniciativa de quem quer correr riscos, é por isso que vim aqui ao Douro\", afirmou o primeiro-ministro, após a cerimónia na Quinta do Portal.

Antes, no seu discurso, Sócrates afirmou que \"se há sector que tem sabido evoluir com sucesso é sem dúvida o do vinho\".

\"O vinho mostra bem a modernidade que chegou ao nosso sector primário e que está a contribuir para uma economia mais forte. O sector do vinho tem contribuído para a melhoria das nossas exportações, neste primeiro semestre a força do crescimento económico no nosso país chamou-se exportações. O que se deveu à atitude de muitos empresários\", frisou.

E, de acordo com o ministro da Agricultura, António Serrano, nos primeiros oito meses deste ano, as exportações de vinho do Porto aumentaram 10 por cento comparativamente com igual período do ano passado.

\"Nós estamos a vender melhor o nosso vinho e a um preço melhor remunerado e mais reconhecido no mercado internacional\", salientou o ministro.

António Serrano aproveitou para recordar o lançamento da marca de vinho de Portugal, a \"Wines of Portugal\", um projecto que alavanca 150 milhões de euros de investimento total na promoção de vinho.

Sócrates deixou elogios à Quinta do Portal considerando que se trata de \"um belo exemplo\" de uma empresa que \"contribui para a modernização da economia e para a formação do sector vitivinícola como sector moderno e sofisticado\".

O armazém hoje inaugurado foi projectado pelo arquitecto Siza Vieira, que aliou o xisto à cortiça e onde vão repousar os vinhos do Porto e Douro da quinta.

Para chegar a Sabrosa, a comitiva de José Sócrates já usou a nova variante construída entre Vila Real e São Martinho de Anta, uma via reivindicada há cerca de 50 anos e que vai servir de alternativa à sinuosa Estrada Nacional 322, encurtando os tempos de deslocação.

Uma estrada que para o primeiro ministro se justifica porque vai proporcionar mais \"qualidade de vida\" à população, trazendo mais \"segurança e salvando vidas\", e porque representa também uma \"nova oportunidade económica\" para o concelho duriense.

Por fim, salientou a razão da \"justiça\", depois de décadas de espera por esta via.

O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, aproveitou para lembrar os 1500 milhões de euros de investimento em estradas na região de Trás-os-Montes, destacando o Túnel do Marão, a Auto-estrada Transmontana e a concessão do Douro Interior, que dão emprego a 13.000 pessoas e envolvem cerca de 700 empresas.



PARTILHAR:

Azeite DOP

Vindima no Douro