A Sé de Miranda do Douro e o antigo Paço Episcopal vão sofrer uma intervenção que ronda o milhão de euros, montante aplicado nos próximos quatro anos com vista à requalificação dos monumentos.

Segundo disse hoje à agência Lusa a responsável pela Direcção Regional de Cultural do Norte (DRCN), Paula Silva, trata-se de uma obra \"urgente\" já que a cobertura do edifício está degradada havendo mesmo infiltrações da água da chuva num dos templos emblemático da região Norte do país.

\"A Sé de Miranda precisa de uma nova cobertura integral, a qual vai ser candidatada a fundos do QREN, tal como todo o projeto do futuro centro interpretativo que será edificado, aproveitado para o efeito as ruínas do antigo Paço Episcopal\", explicou a responsável.

O protocolo de cooperação para a reabilitação dos monumentos foi hoje assinado e junta a DRCN, Câmara e a Paróquia de Miranda do Douro.

Para Paula Silva, a projeto do futuro centro interpretativo é \"arrojado e moderno\" e elaborado sem \"esquecer\" os restos arquitetónicos do passado.

\"Trata-se de uma intervenção contemporânea efetuada num imóvel em ruínas mas respeitosa do património\" acrescentou.

Por outro lado, o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, disse que os monumentos foram votados ao esquecimento durante vários anos e havendo agora a possibilidade de os ligar e criar uma nova forma de cativar os turistas que visitam a cidade.

As intervenções fazem parte da designada \"Rota das Catedrais\" resultante do acordo de cooperação celebrado entre o Ministério da Cultura e da Conferência Episcopal Portuguesa.

Em jeito de conclusão o secretário de Estado da Cultura, avançou que o projeto mencionado envolve 25 catedrais de todo o território nacional.

\"Já estão contratualizadas 13 das 25 catedrais que integram o projeto da rota sendo uma intervenções que se vão desenrolar nos próximos quatro anos\", rematou o governante.



PARTILHAR:

A qualidade dá resultados

Entra Paula Romão