Douro - a grande estrada de água

Durante séculos, o Douro foi considerado por muitos a “grande estrada de água” de várias regiões unidas pelo mesmo rio e por onde seguiam bens e gentes do interior até ao mar e para o mundo.
 
 
De Barca de Alva à foz entre as cidades de Gaia e Porto, muitos tomaram as rédeas de viagens épicas repletas de perigos diversos e contrariedades tamanhas. Cada jornada era uma autêntica aventura, pois a alma inquieta de águas turbulentas e de vales profundos recortados por xistos e granitos, atemorizavam o coração até do ser humano mais rijo.
 
Navegar no Douro com os antigos barcos rabelo, feitos de tábuas de madeira sobrepostas, exigia mais que perícia, exigia coragem e valentia e só mesmo a conjugação de forças entre homens e bois, permitia num esforço hercúleo, o continuar da expedição.
 
Este vídeo é tão somente um excerto retirado do filme "Barcos Rabelos", que passou na RTP Memória, e serve para homenagear todos aqueles que com respeito e devoção colocaram o seu modo de vida num rio, na sua mão, perdento por inúmeras vezes em lutas tão díspares como injustas entre Homem e Natureza. 
 
 
Barcos Rabelo (fonte: Wikipédia)
 
O barco rabelo é uma embarcação portuguesa, típica do Rio Douro que tradicionalmente transportava as pipas de Vinho do Porto do Alto Douro, onde as vinhas se localizam, até Vila Nova de Gaia - Porto, onde o vinho era armazenado e, posteriormente, comercializado e enviado para outros países.
 
Sendo um barco de rio de montanha, o rabelo não tem quilha e é de fundo chato, cujo tamanho varia entre 19 e 23 de metros de comprimento e 4,5 metros de boca. A sua construção em tábuas sobrepostas, tábua trincada, é nórdica, em comparação com a do Mediterrâneo.
 
Com uma vela quadrada, o rabelo era manejado normalmente por seis ou sete homens. Quanto aos mastros, os primeiros só usavam um, enquanto que os demais usavam também um mastro à proa. Para governo, utiliza um remo longo à popa – a espadela. Quando necessário, os barcos eram puxados a partir de caminhos de sirga por homens ou por juntas de bois.
 

 


Voltar atrás