Maestros, presidentes, dirigentes, todos foram unânimes em afirmar a importância deste acontecimento anual, havendo mesmo quem defenda a realização de concurso em vez de festival como forma de maior aperfeiçoamento musical. Competição salutar leva a uma maior perfeição.
Das 15 bandas previamente anunciadas, 12 delas tomaram parte no festival que passou a ser a maior manifestação musical lusa nos EUA, à semelhança das Grandes Festa do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, ambas tendo por fundador Heitor Sousa, que a saúde impediu de estar presente.

“Deus queira que este espectáculo musical, que nasceu há 13 anos, tenha a sua vida multiplicada por muitos e muitos anos, para que os nossos filhos e netos disfrutem desta maravilha cultural que são as bandas filarmónicas”
— Heitor Sousa, fundador do Festival de Bandas Luso-Americanas da Nova Inglaterra

Em carta enviada e lida durante o evento, o fundador daquele festival disse:
“Felicito todas as bandas por aderirem ao festival de música, como forma de manter viva a nossa cultura e tradição que tanto brilho tem dado à nossa comunidade”, sublinhou, sem esquecer as bandas que cujos anos são significativos de todo o seu entusiasmo.

“Quero felicitar a banda do Clube Juventude Lusitana de Cumberland, a festejar 75 anos, assim como a banda de Santo António de Fall River que já soma 97 anos”, prossegue Heitor Sousa, mostrando aos presentes que embora ausente está com eles.

“Uma palavra de agradecimento para a Banda Filarmónica do Senhor da Pedra, que em boa hora se pro ntificou a organizar este festival na passagem dos seus10 anos de existência”, disse Heitor Sousa, fazendo votos para que esta sua iniciativa se mantenha por muitos e longos anos.
“Deus queira que este espectáculo musical, que nasceu há 13 anos, tenha a sua vida multiplicada por muitos e muitos anos, para que os nossos filhos e netos possam disfrutar desta maravilha cultural que são as bandas filarmónicas”, concluiu Heitor Sousa.
Raúl Benevides, Pedro Amaral e José Rebelo Mota foram os apresentadores do festival que encheu o auditório que aplaudiu entusiasmado o desenrolar dos concertos que mostraram em palco as aptidões dos nossos músicos.



PARTILHAR:

Querelas autárquicas

Para concluir até meados 2002