Uma família portuguesa apostou na produção de vinho no oeste do Canadá e já recebeu diversos prémios, que certificam o sucesso alcançado pela marca 'Quinta Ferreira'.

"O nosso vinho tinto (da casta) 'syrah' de 2009 foi reconhecido em 2014 como o melhor vinho do país, através dos Prémios de Vinho Nacionais do Canadá, mas não queremos ficar por aqui", disse à agência Lusa John Ferreira, proprietário da Quinta Ferreira.

A Quinta Ferreira produz anualmente 60.000 garrafas, número que o luso-canadiano espera aumentar progressivamente.

A área de Black Sage Branch, localizada no centro sul da província da Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, "é a melhor região do Canadá para o cultivo de uvas".

"Esperamos aumentar a produção progressivamente para depois tentarmos comercializar o vinho noutras províncias", disse John Ferreira à Lusa.

Atualmente 90% do vinho é comercializado na adega da quinta, sendo o restante disponibilizado em restaurantes e lojas que vendem bebidas alcoólicas em outras áreas da província.

"Muitos turistas, nomeadamente de Alberta vêm para cá, e adquirem o nosso vinho na nossa adega. Atualmente produzimos o suficiente para a província da Colúmbia Britânica", sublinhou.

John e Maria Ferreira imigraram para o Canadá, com os pais, ele com seis anos e ela com nove anos, ambos oriundos da região do Fundão.

"Eles vieram trabalhar para a agricultura, pois já estavam habituados a esta atividade em Portugal. Queriam proporcionar-nos um melhor futuro, para que seguíssemos uma outra área profissional", afirmou Maria Ferreira, que é também funcionária numa instituição bancária.

Após o casamento, John e Maria decidiram, até porque já tinham alguns conhecimentos na agricultura, adquirir em 1979 uma quinta com diversos pomares e durante duas décadas produziram e comercializaram fruta.

"Decidimos cortar os pomares e plantar parreiras, para apostarmos na produção do vinho", explicou John Ferreira, lembrando que foi uma decisão tomada quando o filho, Michael, se tornou enólogo.

No final da década de 1990, começaram a vindimar castas como Merlot, Chardonnay, Syrah, Viogners, Malbec, e mais recentemente as Zinfandel e Petit Verdot.

A Quinta Ferreira já foi reconhecida em diversos concursos nacionais e regionais de vinhos do Canada.

Na região no vale do Okanagan, junto a Oliver, existem cerca de 500 portugueses e lusodescendentes, um número que já foi maior, mas fruto do êxodo rural foi diminuindo ao longo dos anos.

"Existiam por cá muitos empresários com quintas, foram envelhecendo e os filhos venderam as suas propriedades, mudando-se para cidades maiores", explicou John Ferreira.

Oliver é uma vila canadiana localizada no centro sul da província da Colúmbia Britânica, apenas a 25 quilómetros da fronteira com os Estados Unidos e é conhecida como a 'Capital do Vinho no Canadá'.

Na Colúmbia Britânica vivem cerca de 30 mil portugueses e luso-canadianos, a grande maioria em Vancouver e arredores, existindo também importantes comunidades em Kitimat e no vale do Okanagan.
Lusa



PARTILHAR:

Mais de 50 operacionais combatem chamas em Cabril

Mais de 100 operacionais combatem incêndio