Toneladas de cerejas e ameixas com mutações, a maioria com dois caroços, estão a ser colhidas em dezenas de pomares suíços no que investigadores consideram ser uma consequência directa da seca que se sentiu no Verão passado.

Agricultores em várias zonas do país dizem ter apanhado milhões de peças de fruta com uma forma estranha, a maioria parecendo um coração.

Responsáveis do sector agrícola dizem que em algumas árvores mais de metade da fruta tem a forma de coração, sendo as ameixas seguidas das cerejas na lista das espécies mais afectadas.

Especialistas atribuem a mutação à falta de água que leva a árvore a produzir dois frutos por cada flor, tentando assim aumentar a possibilidade de produzir em climas menos próprios.

Investigadores de um centro de pesquisa agrícola em Zurique dizem que a fruta é perfeitamente saudável para o consumo humano.

Agricultores temem, no entanto, não conseguir convencer os consumidores, apesar de alguns terem sugerido \"vender\" os frutos como uma espécie de amuleto de sorte.

A maioria dos frutos com mutação, no entanto, deverá ser usada para o fabrico de licor.



PARTILHAR:

Pomares suíços

Localidade de Varge