A constituição da Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Carrazedo Montenegro, com cinco bombeiros, permite um trabalho "mais qualificado e permanente" e "maior prontidão na defesa da população", disse hoje o presidente da autarquia de Valpaços.

"Este investimento vai permitir ter um trabalho mais qualificado e permanente e naturalmente que o comandante e o presidente da corporação sabem que têm aqueles homens disponíveis para assegurar quaisquer dificuldades que possam surgir", destacou à Lusa o presidente do município de Valpaços, no distrito de Vila Real, Amílcar Almeida.

A assinatura de cinco contratos de trabalho com bombeiros que integram a EIP da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carrazedo de Montenegro (AHBVCM) decorreu na terça-feira na sede da associação e resulta de um protocolo entre a autarquia de Valpaços, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a corporação local.

O município valpacense suporta 50% dos custos, num investimento de 35 mil euros anuais e Amílcar Almeida salienta o esforço para ter a segunda EIP no concelho, depois de já ter sido constituída uma com os Bombeiros Voluntários de Valpaços, com um investimento de igual valor.

"Há um empenho por parte da autarquia e bombeiros no sentido de valorizar a corporação, e mais do que a empregabilidade, onde são criados cinco postos de trabalho, continua-se a garantir a segurança das populações", vincou.

Com duas EIP constituídas, Amílcar Almeida realçou ainda que para a autarquia e presidentes das corporações de bombeiros estas são "em número suficiente para fazer um bom trabalho no concelho".

"A sua missão é prestar um serviço de socorro permanente, no âmbito da proteção civil, garantindo prontidão na defesa da população e dos seus bens, designadamente em caso de incêndios urbanos e florestais, inundações, desabamentos, abalroamentos ou outras intervenções no âmbito da proteção civil", pode ler-se ainda na nota divulgada pelo município.

Na celebração do protocolo marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, o presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, António Costa, o comandante do Corpo Ativo de Bombeiros, João Sousa, o presidente da direção da AHBVCM, António Castanheira, e o presidente da Liga de Bombeiros do Distrito de Vila Real, Francisco Oliveira.



PARTILHAR:

CIM TTM reage com cautela à criação do Ministério da Coesão Territorial

Ataque informático à Câmara de Vinhais paralisa serviços