Valpaços promove mais uma Feira do Folar, este ano contando com a sua 21ª Edição, que decorrera de 12 a 14 de Abril, tendo como principal ponto focal, o folar.

Esta será a maior feira do Folar de todos os tempos” sublinhou Amílcar Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, na conferencia de imprensa da passada segunda-feira no Pavilhão Multiusos de Valpaços.

O certame tem como rei da festa, o folar, acompanhado também de um salão de vinhos, com produtores do concelho de Valpaços, bem como outros produtos de qualidade como, o mel, os frutos secos, o azeite, o artesanato, os enchidos e muitos outros produtos da região.

Cento e vinte e nove mil euros, foi o valor referido por Amílcar Almeida, como investimento para o município, contando com um valor estimado de retorno, a rondar “1.5 milhões de euros” no recinto da feira e no concelho, por meio da restauração, comercio local e hotelaria.

No recinto da feira, 97 expositores estarão disponíveis para todos os visitantes poderem comprar os produtos que desejarem, de relembrar que estarão à venda folares de produção industrial e tradicional, sendo a sua confeção feita em padarias ou até mesmo em fornos particulares.

Durante os três dias são esperados entre 150 a 200 mil visitantes, muitos deles provenientes da vizinha Galiza e de toda a região Norte de Portugal.

 “Esta feira é uma oportunidade única para que muitos produtores consigam arranjar clientela para poder vender o folar durante o ano inteiro e não apenas na época da Páscoa. Esta Feira é uma mais valia para toda a população”, sublinhou Amílcar Almeida.

Acrescentando que “Está feira não só conta, com grande qualidade a nível de folar, mas também a nível de todos os produtos, porque o nosso município não se centra só em folar, mas também com muitos outros produtos como por exemplo o nosso mel, que é um mel de excelência.  Esta feira é uma verdadeira montra de produtos da terra”.

“Em 2020, só participará na feira do folar todos aqueles que estejam em condições de apresentar o folar com IGP, porque isso traduz a qualidade e o mérito de quem trabalha”, salientou o autarca.

Considerado por muitos “bolo de carnes”, o folar já é considerado uma presença obrigatória na mesa de Páscoa de todos os transmontanos.

Em 2017, foi atribuída a Indicação Geográfica Protegida (IGP) ao folar de Valpaços.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Autarcas do Douro "frontalmente contra" redução nos comboios turísticos

Mulher de 85 anos morre atropelada em Ribeira de Pena