No dia 8 de junho, a Festa da Cereja de Alfândega da Fé promove um Encontro de Pastores, que espera mais de duas centenas de pessoas.

O Município de Alfândega da Fé aposta na valorização do território como fator de dinamização sócio económica e esta iniciativa, que integra o V concurso de Ovinos e Caprinos, é exemplo disso.

A iniciativa terá início pelas 09h30, onde são postas a concurso a Cabra Serrana e a Ovelha Churra da Terra Quente. Este ano o Encontro apresenta uma novidade, a 1.ª Mostra de Cão de Gado Transmontano.

O júri do concurso será composto por membros da Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana (ANCRAS), da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Churra da Terra Quente (ANCOTEQ) e pela Médica Veterinária Dr.ª Inês Pinto.

O Encontro termina com a Merenda dos Pastores, um repasto final que inclui como prato principal a caldeirada de borrego e cabrito e para sobremesa as maravilhosas cerejas de Alfândega da Fé.

A criação de gado e pastorícia sempre foi uma atividade de grande impacto na economia local, daí que haja uma aposta na divulgação e promoção destes elementos tão característicos do território.

Os pastores têm sido apresentados como agentes locais de desenvolvimentos e o Município reconhece a sua importância.



PARTILHAR:

Heliporto de Macedo ampliado para atender a aumento de tráfego

O último adeus a Agustina Bessa-Luís foi na Régua