Desta experiência resultou “Modern Portuguese, a
Reference Grammar”, volume agora publicado na colecção “Yale Language Series”, da Yale University, New Haven, Conn.
De acordo com o autor, trata-se da primeira gramática do português, tal como é falado e escrito hoje em dia e sobretudo no Brasil, escrita propositadamente para anglófonos.
Perini refere a propósito a expansão da língua portuguesa no mundo de hoje, falada por 190 milhões de pessoas e quarta língua mundial, superada apenas apenas pelo inglês, mandarim e espanhol e à frente do francês, alemão e italiano.
Lembra depois que os primeiros textos em português, como língua diferente do castelhano, leonês e outras línguas na Península Ibérica, remontam a 1300 e que se tornou língua do reino de Portugal no século 16 e expandiu-se depois, com os descobrimentos marítimos, pela América do Sul, África e Ásia.
“Em toda esta vasta área a língua padrão é muito uniforme, as diferenças fonéticas e gramaticais são pequenas; os portugueses e brasileiros usualmente não têm dificuldade em ler livros e jornais uns dos outros (excepto quando usado vocabulário regional), refere o Prof. Perini no prefácio desta excelente obra, importante para os anglófonos que queiram aprender a língua portuguesa.



PARTILHAR:

“Portugal não pode mais ter vergonha dos seus emigrantes”

Indemnização de 8 mil euros