Três empresas ligadas à produção de energia renovável apresentaram este ano pedidos de viabilidade para a construção de centrais fotovoltaicas no concelho de Mogadouro, disse hoje à Lusa fonte da autarquia.

"A produção de energia elétrica, através de centrais fotovoltaicas, é um campo que está por explorar, apesar do concelho ter potencial nesta matéria", sublinhou o vice-presidente da Câmara, Evaristo Neves.

O município encara este tipo de investimento como "uma mais-valia" para criação de postos de trabalhos.

"Esta é também uma forma de dar uso a terrenos que estão abandonados há muitos anos, melhorado ou criando novos acessos que também vão ajudar no combate aos fogos florestais, já que criam zonas tampão", vincou o autarca trasmontano.

"Este tipo de equipamento, para ser construído, tem de ter áreas superiores a 40 ou 50 hectares de terreno. Os três pedidos de viabilidade para a construção de centrais fotovoltaicas que entram no município, necessitavam de áreas superiores à centena de hectares. Os preços rondam um euro por metro quadro", contabilizou o autarca transmontano.

Evaristo Neves revelou que o município tem estudos em seu poder que mostram que o concelho de Mogadouro, é no distrito de Bragança, um dos que tem mais horas de exposição solar.

"A EDP tem disponíveis para contratualizar, no concelho de Mogadouro, 44 megawatts de potência, que podem ser explorados para a produção de energia elétrica, através da luz solar", frisou.

"O caderno de encargos, dita que este tipo de empreendimentos, após a sua aprovação pela Direção-Geral de Energia, têm um ano e meio para a sua conclusão e devem criar, no mínimo, cinco nos postos de trabalho no concelho", concluiu.



PARTILHAR:

Vila Pouca de Aguiar avança com Centro Interpretativo Mineiro de Jales

“Movimento pelo Interior” concretiza primeira conferência em Bragança