“Acesso à Saúde Sexual em Trás-os-Montes”, “Cidadania e Sexualidade”, “Diversidade e Tolerância no Ensino” e “Sexualidade entre rugas” foram os temas abordados nas quatro conferências que marcaram os dois dias de um congresso pioneiro em Alfândega da Fé.

 

Durante dois dias, Alfândega da Fé desempenhou o papel de anfitriã do “Congresso SexualidArte para lá do Marão”, que serviu para assinalar e “celebrar” o primeiro aniversário da Associação Território de Afetos. O Auditório da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues abriu, assim, as suas portas para uma iniciativa ímpar no concelho com a promessa de uma discussão aberta sobre a sexualidade num espetro mais amplo, “sem tabus” e a verdade é que cumpriu.

A saúde sexual do indivíduo, a sexualidade na terceira idade e a educação sexual nas escolas foram alguns dos temas abordados pelos especialistas convidados que analisaram a sexualidade através de intervenções mais focadas nas vertentes clínica, social e comunitária. O “Acesso à Saúde Sexual em Trás-os-Montes”, a “Cidadania e Sexualidade”, a “Diversidade e Tolerância no Ensino” e a “Sexualidade entre rugas” estiverem em destaque, a 8 e 9 de novembro, nas quatro conferências que marcaram um debate sério e equilibrado. De frisar, ainda, os diversos workshops com tópicos tão interessantes como “À conquista do prazer – sexo no feminino”, “As Ist`s (infeções sexualmente transmissíveis) como barreira do prazer sexual”, “Artigos eróticos na saúde sexual”, “Diversidade e Tolerância: máscaras e afetos”, “O corpo na arte” e a “Disfunção Erétil”.

Reunidos especialistas da área numa partilha de informação, num tom casual, sobre os afetos e a sexualidade humana em todas as idades, este evento, que contou com o apoio incondicional do município alfandeguense, até com a realização de um Rastreio de Saúde na Unidade Móvel de Saúde, surge no seguimento da concretização de um projeto da Associação Território de Afetos (ATA), sedeada em Alfândega da Fé, cujas premissas passam pela promoção do conhecimento na área da sexualidade através da arte e pelo desenvolvimento de competências de intervenção nas mais pertinentes questões da atualidade no âmbito da sexualidade humana.

 

Em 2019, o presidente da Associação Território de Afetos, António Américo Salema, irá legar o seu cargo ao atual vice-presidente e artista plástico, Emanuel Bessa Monteiro

 

Em conversa com o Diário de Trás-os-Montes, o presidente da Associação Território de Afetos garante que “existe uma lacuna nas questões da saúde sexual da população, o acesso à consulta da sexologia clínica não existe no Serviço Nacional de Saúde (SNS) nesta região, enquanto no Porto, onde eu trabalho, existe, quer em contexto privado, quer em contexto do SNS, e aqui não”. De acordo com António Américo Salema, “trabalhar estas questões da sexualidade é cada vez mais premente, é uma necessidade para as pessoas”.

Para tentar ajudar a colmatar esta “lacuna”, o presidente da Associação Território de Afetos inaugurou há um ano no hospital privado Terra Quente, em Mirandela, a consulta de sexologia clínica. No entanto, esta opção não é viável para todas as pessoas, sendo que, o mais natural, seria que o SNS colocasse psicólogos e, sobretudo, sexólogos, nas suas Unidades Locais de Saúde ao dispor da população.    

Natural de Torre de Moncorvo, o psicólogo e sexólogo clínico, que começou a sua “prática profissional na área da psicologia e da sexologia em Trás-os-Montes nos Cuidados Primários, assegura que “é pertinente deslocalizarmos os congressos e as palestras do Porto e queremos, de facto, que o interior tenha voz e como a nossa associação pretende dar visibilidade às questões da sexualidade, mas também da arte, decidimos realizar este congresso em Alfândega”.

De salientar, ainda, que a segunda edição do Congresso terá lugar em Vila Real, a 8 de novembro de 2019, ou seja, o evento deixa de ter a duração de dois dias para decorrer em um apenas. Outra das diferenças, segundo o responsável, é que, este ano, em Alfândega da Fé, houve uma “abordagem clínica associada a uma componente artística” ao tema da sexualidade. No entanto, no próximo congresso, o tema central será o “Erotismo e Arte”, sendo que os debates serão centrados na sensualidade e no erotismo em perfeita comunhão e sintonia com uma visão dos corpos mais artística.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Três criações originais 'transmontanas' em residência no Teatro

Centro de Acolhimento pede voluntários para cuidar de burros