Os tradicionais “milhos ricos” de Ribeira de Pena vão estar em destaque em 10 restaurantes, entre sexta-feira e domingo, numa iniciativa que visa transformar a cozinha regional e os “sabores ancestrais” numa atração turística.

“É uma tradição que já se perde no tempo. Praticamente toda a gente cultivava milho em Ribeira de Pena, não havia um terreno, por mais pequeno que fosse, que não tivesse milho, e então as dificuldades faziam com que essas pessoas apenas pudessem pôr na mesa e alimentar os filhos com milho moído”, contou hoje o presidente da câmara, João Noronha.

O Fim de Semana Gastronómico dos Milhos, que decorre neste fim de semana, em Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, é uma das apostas do município “para dar visibilidade e reconhecimento à cozinha regional”.

O objetivo é dar a conhecer esta iguaria, considerada a mais tradicional do concelho, potenciar o território, valorizar a cozinha regional e os seus sabores ancestrais como meio de atração turística.

Jorrão Noronha destacou a adesão da restauração local ao Fim de Semana Gastronómico dos Milhos, iniciativa que conta com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Silvana Lourenço é natural de Ribeira de Pena, cozinheira no restaurante do Pena Park Hotel e disse que desenvolveu o gosto pela cozinha com a mãe e a avó, “sempre ligadas à tradição”.

“Estes são os sabores da infância que estamos habituados a cultivar e a conhecer”, referiu.

Silvana Lourenço contou que nesta terra em que o milho “era abundante”, antigamente este produto era cozinhado apenas com carne gorda para lhe dar sabor.

Depois, com a melhoria das condições de vida foram sendo adicionadas outras carnes ao prato e, atualmente, os milhos podem ser servidos com carne de vaca (escornados), com galinha (esgravatados), porco (esfuçados), ou ricos (com todos os tipos de carne).

Para a confeção deste prato, o milho é triturado, lavado e depois cozido durante várias horas com as carnes.



PARTILHAR:

BE alerta para a falta de alojamento para universitários em Vila Real

GNR deteve jovem suspeito de "pelo menos" 13 furtos em Vila Real