O presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, renunciou hoje ao mandato para assumir o cargo de vogal da Comissão Diretiva do Norte 2020, tendo sido substituído pela até agora vice-presidente, Teresa Rabiço.

Humberto Cerqueira, que cumpria o terceiro e último mandato à frente da Câmara de Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, foi eleito em dezembro vogal executivo da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Norte 2020.

O exercício do cargo era incompatível com a permanência na câmara, pelo que, o até agora autarca anunciou hoje a sua renuncia ao mandato.

“Saio de consciência tranquila. Procurei exercer o mandato sempre com honra e dignidade e acho que o concelho fica melhor hoje do que estava quando o recebemos”, afirmou Humberto Cerqueira à agência Lusa.

O socialista foi eleito pela primeira vez em 2009 para a Câmara Municipal de Mondim de Basto.

Neste período, Humberto Cerqueira destacou a redução da dívida do município "em cerca de 80%”, tendo passado de "cerca de 20 milhões de euros para 4,5 milhões de euros".

Elencou ainda a concretização da “obra do século”, a variante a Celorico de Basto, uma ligação rodoviária reivindicada há muitos anos e que está em construção, ainda a Casa da Cultura, a requalificação da Escola Secundária e também a intervenção no edifício dos bombeiros, bem como o alargamento da rede de saneamento básico.

“Há um conjunto de obras que estão em curso e que irão marcar os próximos anos em Mondim de Basto. Tenho muito orgulho do trabalho que foi feito (…) O concelho fica em boas mãos”, frisou.

Até ao final deste mandato a presidência da câmara é assumida pela até agora vice-presidente, Teresa Rabiço.

O vereador Paulo Mota passa a exercer as funções de vice-presidente da autarquia.

Com o novo cargo, Humberto Cerqueira disse que espera “continuar a servir o território agora alargado a 86 municípios da região Norte".

A Autoridade de Gestão do Norte 2020 é a entidade responsável pela gestão, acompanhamento e execução do programa e integra a Comissão Diretiva, composta por um gestor, que é por inerência o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), dois vogais executivos e o secretariado técnico.



PARTILHAR:

Alfândega da Fé nomeada para galardões da Semana Europeia da Mobilidade

Eleições para a Casa do Douro marcadas para 16 de maio