A Comunidade Urbana do Tâmega admite construir um canil intermunicipal para recolher os animais abandonados que vagueiam pelas localidades de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Mondim de Basto.

A fazer fé numa nota de imprensa da ComUrb, foi decidido avançar com o processo de escolha da localização do futuro Canil Intermunicipal, tendo em vista a sua inclusão no Programa de Acção Intermunicipal de Serviços Colectivos Territoriais de Proximidade da NUT III - Tâmega.

O concelho do Marco de Canaveses é aquele que provavelmente mais necessita da infra-estrutura, atendendo ao número elevado de animais que vagueiam sem destino nenhum pelas ruas da cidade. Abandonados, os animais encontram nos contentores do lixo os melhores amigos. Na localidade, há relatos frequentes de incómodos e de doenças associadas ao fenómeno.

Em tempos não muito distantes, a autoridade local de saúde chegou a admitir um surto da febre da carraça. Há também relatos de entradas inesperadas dos animais em residências particulares.

Um dos casos mais recentes ocorreu em Tuías, nas imediações do Largo da Feira. Num belo dia, Maria Lurdes deixou a porta de entrada encostada por momentos, enquanto foi tratar de \"umas coisas. Qual não é o meu espanto e susto, deparo com um cão deitado na cama do meu pai. Como se isso não bastasse, o animal estava doente, com o pêlo a cair. Parecia que andava com lepra\", revelou, ao JN, horrorizada.

No concelho marcuense, há apenas uma associação amiga dos animais, que faz alguma recolha de cães abandonados, mas manifestamente insuficiente para as necessidades.

Manuel Moreira, presidente da autarquia e líder da ComUrb, reconhece a necessidade de um canil, que não existe, \"mas estamos a trabalhar no sentido de que se possa resolver o assunto\", disse, recentemente, esperançado numa solução intermunicipal



PARTILHAR:

Quinta da Mata

Sousacamp dedicando-se à produção de cogumelos em estufa.