A GNR deteve seis pessoas por furto de castanha em Carrazedo de Montenegro, no concelho de Valpaços, que foram intercetadas com 300 quilos deste fruto, anunciou hoje o comando distrital de Vila Real.

Os detidos são, segundo referiu a GNR em comunicado, quatro homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 22 e os 44 anos.

Após uma denúncia por furto numa propriedade agrícola, os militares do posto de Carrazedo de Montenegro “iniciaram de imediato diligências que permitiram localizar e intercetar os suspeitos que transportavam consigo cerca de 300 quilos de castanhas, com um valor presumível de 965 euros”, e que, segundo a Guarda, foram furtados naquela propriedade.

A GNR disse ainda que os produtos furtados foram apreendidos e restituídos ao seu legítimo proprietário.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Valpaços.

O furto de castanha tem sido uma das preocupações reiteradas por autarcas e ainda produtores neste território inserido na Denominação de Origem Protegida (DOP) da Padrela, que têm insistido no pedido de reforço da fiscalização para prevenir os furtos durante a época da apanha.

A GNR disse que mantém ações de patrulhamento, direcionadas especificamente para esta temática, intensificando o seu patrulhamento, fiscalização e sensibilização, no sentido de reprimir a prática de crimes de furto, nas áreas de maior concentração de soutos e armazéns.

É nesta zona, em plena Serra da Padrela, que se situa a maior mancha de castanha judia da Europa, o fruto que é a principal fonte de rendimento para muitas famílias.



PARTILHAR:

CIM distingue primeiros 40 turistas que completaram o Passaporte Douro

Montalegre quer travar despovoamento e já prepara sexta13 e Feira Fumeiro - autarca