O ministro das Cidades, Ambiente e Ordenamento do Território, Arlindo Cunha, afirmou ontem que a fusão da Comunidade Urbana de Trás-os-Montes com a Comunidade Urbana do Douro não é uma cenário irrealista.

O governante esteve em Bragança para apadrinhar a constituição da ComUrb de Trás-os-Montes e admitiu que, depois da nova reorganização administrativa entrar em vigor, pode haver alterações. "Depois de conhecermos alguns resultados da reorganização administrativa, é natural que haja fusões", sublinhou Arlindo Cunha.

A cerimónia de ontem oficializou a adesão dos 16 municípios à ComUrb de Trás-os-Montes, que subscreveram a respectiva escritura pública. São eles Alfândega da Fé, Bragança, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vimioso, Vinhais, Vila Flor, Boticas, Chaves, Montalegre, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena e Valpaços.

No primeiro ano de funcionamento, marcado para 2005, a junta directiva desta nova região ficará em Alfândega da Fé, rodando anualmente por todas as sedes de concelho, tal como consta dos estatutos da ComUrb. Como a rotação segue a ordem alfabética, cabe à vila alfandeguense receber a primeira junta directiva, constituída por três elementos. Um deles é o presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, João Carlos Figueiredo, que tem assento por inerência.

A sede da estrutura de municípios será instalada no Centro Cultural de Alfândega da Fé, numa sala preparada para o efeito. Para dar resposta aos preparativos, a autarquia local vai disponibilizar alguns funcionários "que garantirão o funcionamento em termos administrativos da comunidade", explicou o edil.

Para João Carlos Figueiredo, o facto de Alfândega da Fé ser a primeira sede da ComUrb é uma grande responsabilidade. "Acredito que se vai fazer um bom trabalho e, naturalmente, conto com a ajuda de todos os presidentes de Câmara", sustenta o autarca.

Assinada a escritura de constituição, os 16 vão reunir para agendar o início das actividades e começar a preparar o plano de actividades da nova estrutura.

Projecto inter-municipais já existem, como é o caso da instalações de parques de tecnologia na Terra Quente, Terra Fria e Alto Tâmega, ligados ao sector automóvel, ambiente e agro-indústria, respectivamente.



PARTILHAR:

Mais perto do acidente

UTAD está de luto