A Savannah informou hoje estar a atualizar a Avaliação de Impacto Social da mina de lítio, em Boticas, no âmbito do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que será submetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no primeiro trimestre.

A Savannah Resources, empresa que quer explorar a mina de lítio em Covas do Barroso, concelho de Boticas, distrito de Vila Real, disse, em julho, que foi notificada pela APA para reformular o projeto, antes da emissão da Declaração de Impacte Ambiental (DIA).

O EIA da mina do Barroso esteve em consulta pública entre abril e julho do ano passado.

Agora, segundo a empresa, a Avaliação de Impacto Social irá “fornecer uma avaliação clara do leque de opiniões que existe entre os ‘stakeholders’ em relação ao projeto e à empresa, bem como as expectativas e preferências que têm em relação à partilha de benefícios do projeto”.

O estudo está a ser elaborado pela 'Community Insights Group' (CIG) que realizou entrevistas a residentes locais durante o mês de outubro de 2022 para determinar “as principais questões consideradas essenciais ou significativas para o seu bem-estar e como estas poderiam ser afetadas pelo projeto, tanto de uma forma positiva como negativa”.



PARTILHAR:

Operacionais de Vila Real entre o apoio às populações e limpeza de estradas

Alfândega da Fé reclama medidas para salvar metade dos empregos de Trás-os-Montes