Assaltos à mão armada, associação criminosa, agressões físicas e sequestro são alguns dos crimes cometidos pelo grupo de assaltantes que ficou conhecido como «Gangue de Valpaços», cujo julgamento começou ontem, no Centro Cultural da cidade, com um forte aparato policial.

Depois de terem levado a cabo, em vários concelhos transmontanos, uma série de assaltos à mão armada, muitas vezes com recurso a violência física, 14 arguidos sentaram-se ontem no banco dos réus. Seis deles encontram-se em prisão preventiva.

Por falta de espaço no Tribunal de Valpaços para acolher um julgamento desta dimensão, as 19 audiências já agendadas vão decorrer no auditório do Centro Cultural, onde foi montado um forte dispositivo policial, justificado, ao que tudo indica, pelo facto de alguns dos arguidos, que se encontram prisão preventiva, já terem tentado a fuga do estabelecimento prisional.

A par do dispositivo policial, saltava à vista a quantidade de pessoas que cercou o local para assistir à chegada dos arguidos, recebidos com um coro de insultos por parte dos populares que conseguiram chegar mais perto da porta lateral por onde entraram os presos preventivos. \"Vem de fatinho! Deve ser engenheiro!\", ironizava um idoso, depois de gritar repetidamente \"gatunos, gatunos….\". Um dos arguidos respondeu às provocações, com um insulto gestual. A plateia reagiu com novas injúrias. E o guarda que acompanhava o suspeito empurrou-o, para apressar a entrada e acabar com a gritaria.

Os elementos do \"gangue\" são naturais dos concelhos de Valpaços e Mirandela, mas também de Barcelos e de Vila do Conde. A maioria foi detida em Julho de 2004, na sequência de um assalto a uma caravana de um casal de turistas alemão, que se encontrava estacionada a cerca de dois quilómetros da aldeia de Rio Torto, também em Valpaços. Sob ameaça de uma faca, o grupo terá obrigado o casal a entregar-lhe os cartões de crédito e os respectivos códigos, com os quais, horas depois, terão conseguido levantar cerca de 600 euros.

No entanto, um dos assaltos mais violentos de que serão responsáveis terá sido levado a cabo num aldeia do concelho de Montalegre, em Fevereiro de 2004. Entraram na residência de um casal de idosos, ameaçaram-nos com armas, algemaram-nos e ainda espancaram violentamente o homem, na altura, com 77 anos. Além de 4500 euros, levaram duas espingardas, um livro de cheques, um cartão de crédito e um telemóvel. Ontem, o casal de idosos integrava um rola de mais de meia centena de testemunhas.

Um dos alegados líderes do \"gangue\", Sérgio B., é natural de uma aldeia de Valpaços, terá 39 anos e estará a ser acusado por cerca de seis dezenas de crimes, a maioria dos quais roubos à mão armada. Antes de ter sido preso pelo assalto à caravana, deu uma polémica entrevista a um jornal nacional, na qual assumiu alguns dos crimes e contou como actuava.



PARTILHAR:

Desfile de burros mirandeses

Considerados culpados