O município de Santa Marta de Penaguião lançou hoje a plataforma ‘online’ Santa Marta Store para ajudar a escoar o vinho dos produtores locais e combater os efeitos da covid-19 neste concelho do Douro.

“Criar esta plataforma foi uma necessidade que nós sentimos. Estamos a passar tempos difíceis em que o mercado presencial sentiu muitas restrições e esta foi a oportunidade de criar uma loja ‘online’ para os produtos, nomeadamente, o vinho produzido em Santa Marta de Penaguião”, afirmou o presidente do município, Luís Machado.

Localizado no distrito de Vila Real, o concelho de Santa Marta de Penaguião integra a Região Demarcada do Douro e tem na vinha a principal atividade económica.

“A nossa riqueza essencial é do vinho e é o negócio âncora para a gastronomia, alojamento e para a paisagem”, frisou Luís Machado, durante a apresentação do projeto.

A Santa Marta Store pretende aproximar os produtores dos consumidores e pretende ser, segundo o autarca, uma “oportunidade de negócio” e um contributo para a criação de “mais valias” no território.

“No Douro estamos a viver uma situação muto difícil, que nos apanhou de surpresa a todos, mas que nós temos que ter o engenho e a arte de descobrir novos caminhos e a venda ‘online’ é um caminho seguro. Em tempos de covid-19 é um negócio seguro”, sublinhou.

O presidente destacou o “impacto enorme” da pandemia no setor dos vinhos e apontou que muitas empresas têm os “’stocks’ cheios” e que está “aí outra vindima à porta”.

Através da plataforma desenvolvida pela Medidata - Sistemas de Informação para Autarquias é possível comprar vinho e também aceder a informação sobre as seis empresas que aderiram à Santa Marta Store.

O autarca acredita que outros produtores vão integrar a iniciativa, disponibilizando-se ainda para que o projeto “seja replicado em todo o Douro”.

O projeto foi também direcionado para a área do turismo, fornece informação sobre empresas de animação turística, sobre alojamento e ainda sobre os quase 97 quilómetros de trilhos que percorrem este concelho que sobe do rio Corgo até à serra do Marão.

A ideia é, segundo Luís Machado, “promover o concelho”.

Joana Bernardo, da área comercial da adega cooperativa Caves de Santa Marta, disse que durante a pandemia as “vendas não pararam, mas baixaram um pouco”, referindo que as quebras se sentiram mais a nível da exportação dos vinhos.

O ‘site’ da adega está desativado e, por isso, decidiu aproveitar a iniciativa do município para promover os seus produtos e unir-se aos outros produtores para todos “remarem no mesmo barco”.

Rita Marta, da empresa Martha's Wines & Spirits, salientou que se trata de mais “um canal de vendas” que vai ajudar também a “divulgar a região e a marca”.

A responsável referiu que a empresa nunca parou durante a pandemia, apontou quebras nas vendas na ordem dos 75% nos primeiros dois meses, mas afirmou que “está a recuperar” e destacou que a “exportação já voltou a abrir”.

“As vendas em si pararam, o nosso trabalho de abrir novos clientes e novos canais de venda nunca parou e acho que isso se reflete agora”, frisou.

A exportação representa 30% para a Martha's Wines & Spirits.

Luísa Valente, da Quinta Senhora da Graça, acredita que esta plataforma pode “ajudar a expandir o negócio” e fazer com que os vinhos do concelho cheguem a mais consumidores. “A chegar mais longe e a chegarmos todos”, salientou.

Luís Machado referiu que todos os custos da plataforma são suportados pelo município.

Portugal contabiliza pelo menos 1.676 mortos associados à covid-19 em 47.426 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).



PARTILHAR:

Autarca de Bragança diz que Câmara pode pagar publicidade para responder à oposição

PSP de Bragança pede a estudantes que sejam honestos para travar contágios