A região de Trás-os-Montes e Alto Douro pode vir a ter um espaço de informação no Canal de Língua Portuguesa (CLP TV), a primeira estação privada de televisão europeia para a lusofonia.

A proposta foi apresentada conjuntamente pela Rota do Azeite e Federação de Associações Empresariais de Trás-os-Montes e Alto Douro (FAET), numa reunião que decorreu na passada sexta-feira, em Paris (França), com os administradores da CLP TV.

A ideia passa por produzir um programa televisivo de carácter semanal, que contribua para promover a região transmontana junto das comunidades portuguesas residentes em França e no Luxemburgo. Actualmente, é esta a área de cobertura do canal televisivo, que também pode ser acedido em Portugal, através da TV Tel e do MEO.

Segundo o responsável da Rota do Azeite de Trás-os-Montes, Jorge Morais, a escolha da CLP TV para concretizar este projecto prende-se com o facto de “ser um canal que promove a língua e cultura portuguesas e que transmite e potencia o orgulho de ser português”.
A reunião de sexta-feira contou com a presença do presidente e vice-presidente do Conselho de Administração da CLP TV, Carlos de Matos e Mapril Baptista, respectivamente, bem como de António José Laranjeira, director-geral executivo.

A proposta da Rota do Azeite e da FAET suscitou o interesse dos responsáveis do canal televisivo, estando em curso a análise dos custos inerentes à criação de um espaço de informação dedicado a Trás-os-Montes e Alto Douro.

“Podemos criar aqui um grande veículo de promoção para a nossa região”

“A televisão representa uma janela de oportunidade para a promoção dos nossos produtos tradicionais, empresas e turismo. Se conseguirmos unir vários agentes em torno deste projecto podemos criar aqui um grande veículo de promoção para a nossa região”, salienta Jorge Morais.
Do grupo de entidades que poderão vir a abraçar esta iniciativa destacam-se as autarquias, dado que a Rota do Azeite de Trás-os-Montes já congrega 15 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda.

A Rede Transmontana de Notícias é outros dos parceiros envolvidos, cabendo ao Jornal Nordeste o acompanhamento da reunião efectuada em Paris.
A materialização do projecto pode, agora, passar por uma candidatura conjunta a um programa no âmbito do QREN, tendo em vista a captação de fundos comunitários.



PARTILHAR:

Solução mais simples

«Algum desleixo e incúria»