A Câmara de Ribeira de Pena está a investir de 1,7 milhões de euros em obras de ampliação da rede de saneamento para tornar o concelho “mais verde”, disse hoje o presidente do município.

João Noronha afirmou à agência Lusa que estão em curso cinco projetos de alargamento da rede de saneamento básico neste concelho, que totalizam um investimento total de 1,7 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários.

Atualmente, segundo o autarca, a taxa de cobertura da rede de saneamento “ronda os 48%” e, após as obras, a taxa “aproximar-se-á dos 70%”.

“É um investimento fulcral para o concelho, para dar uma melhor qualidade de vida à população. O objetivo é tornar o concelho mais verde”, afirmou à agência Lusa.

Em Alvadia, a intervenção engloba a construção de uma estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e de um sistema de drenagem de águas residuais.

Esta obra, segundo referiu a câmara, dá resposta a uma “antiga e legítima reivindicação” da população da freguesia de Alvadia, “onde a rede de saneamento básico era inexistente, traduzindo de forma clara a falta de investimento de anteriores autarcas neste ponto do concelho”.

Esta intervenção vai custar cerca de 320 mil euros.

Os trabalhos nas aldeias de Favais e Lamas passam também pela construção de uma ETAR, “dimensionada para garantir a saúde pública e a preservação dos recursos hídricos”. Esta obra representa um investimento de 424 mil euros.

As obras são comparticipadas por fundos comunitários em 85%, através do Fundo de Coesão, sendo o restante montante assegurado pela autarquia do distrito de Vila Real.



PARTILHAR:

Os jovens e a escrita

Mesa de Morgade recebeu quatro votos em dia de protesto da população