A Câmara de Ribeira de Pena atribuiu um “subsídio extraordinário” no total de 16 mil euros às duas corporações de bombeiros e às duas misericórdias do concelho para a aquisição de material e equipamento para combater a covid-19.

Segundo o comunicado de imprensa da Câmara de Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, este apoio que já foi entregue destina-se “a contribuir para a aquisição de material e de equipamento técnico para fazer face à covid-19”.

Na nota publicada hoje, a autarquia de Ribeira de Pena explica que atribuiu um subsídio de 5 mil euros a cada Santa Casa da Misericórdia do concelho, à de Ribeira de Pena e de Cerva.

“O reforço dos cuidados de higienização, assim como o uso de equipamento de proteção individual adequado são essenciais para evitar o contágio massivo de utentes e colaboradores destas instituições de solidariedade social”, destaca.

Na terça-feira a Câmara de Ribeira de Pena tinha divulgado o apoio aos bombeiros de Ribeira de Pena e de Cerva, com um subsídio de 3 mil euros a cada corporação.

“Visa-se garantir condições mínimas de segurança para que os nossos bombeiros possam continuar, na linha da frente, a assegurar a sua nobre missão de prestar apoio e socorro pré-hospitalar às populações locais”, refere ainda.

O executivo municipal tem procurado dinamizar e garantir a articulação e a criação de redes de sinergia entre as várias entidades existentes no concelho de Ribeira de Pena, trabalhando em parceria com todas as instituições em prol do mesmo objetivo, acrescenta, explicando que se procura “evitar ou pelo menos reduzir o impacto de eventuais situações de contágio da covid-19”.

O Centro de Saúde de Ribeira de Pena criou uma área dedicada à covid-19 (ADC-Comunidade) para os doentes que “de acordo com a Linha SNS24 ou outras linhas telefónicas de triagem, tenham indicação para avaliação nos Cuidados de Saúde Primários”, anunciou a autarquia na segunda-feira.

Os ADC-Comunidade dos centros de saúde são compostos por salas de observação, área de receção, de espera e instalações sanitárias separadas dos restantes utentes, e funcionam num espaço completamente separado do atendimento aos doentes que não apresentem suspeitas de covid-19, acrescentou.

Em Ribeira de Pena, o ADC-Comunidade funciona de segunda à sexta-feira entre as 08:00 e as 20:00 e aos sábados e domingos entre às 09:00 e as 18:00.

“Ao mesmo tempo, os profissionais do Centros de Saúde vão acompanhar os doentes covid-19 que fiquem em isolamento domiciliário, pela presença de doença ligeira sem critérios de gravidade”, sublinha ainda.



PARTILHAR:

"Por favor não venham" é o apelo aos emigrantes feito por Rui Santos

Mogadouro com projeto de 1 ME destinado à inclusão social no concelho