O Museu do Douro (MD) iniciou ontem, no Peso da Régua, a constituição de uma rede museológica internacional ligada ao vinho. Museu do Douro tem o propósito de uma ligação mais estreita a museus estrangeiros.

O director do MD, Fernando Maia Pinto, referiu que o I Encontro de Museus da Vinha e do Vinho, que começou ontem, pretende ser o primeiro passo para a criação desta rede ligada à vinicultura.

«O MD tem vindo a criar elos de ligação com outros museus que têm como missão o património vitivinícola, quer sejam da região, do resto do país e até do estrangeiro», afirmou.

A rede, explicou, pode funcionar através da permuta de experiências, de atitudes, da co-produção de exposições ou trabalhos e de informações, com divulgação conjunta através da Internet.

A internacionalização deste projecto pode acontecer já com a adesão do Museu do Vinho de Paris (França).
Monique Josse, responsável por esta unidade museológica, mostrou-se interessada na ideia, salientando que o «vinho é internacional»,
Monique e o marido, Claude Josse, também da direcção do Museu do Vinho de Paris, participaram no encontro de ontem precisamente para dar a conhecer aquele museu, criado em 1984 e que recebe uma média anual de 50 mil visitantes, 50 por cento dos quais são estrangeiros.



PARTILHAR:

«Bamos derretir l gelo!»

Este fim-de-semana em Podence