A Câmara da Régua anunciou hoje que os 36 utentes e funcionários da Unidade de Cuidados Continuados recuperaram da covid-19, enquanto no lar de Vila Real uma idosa e uma colaboradora curadas voltaram a testar positivo.

Segundo a autarquia do Peso da Régua, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), da Santa Casa da Misericórdia local, “nesta data, não regista qualquer caso positivo de contágio pela covid-19”.

Nesta unidade foram infetados 21 utentes e 15 funcionários. Após os primeiros casos identificados foi acionado o plano de contingência da UCCI e o “trabalho conjunto” entre a câmara, misericórdia e autoridades de saúde “tornou possível o controlo do contágio e salvaguardar a saúde e o bem-estar das pessoas”.

A estratégia passou por manter e tratar os idosos na unidade.

Já no Lar Nossa Senhora das Dores em Vila Real, uma idosa dada como recuperada da covid-19 voltou a testar positivo numa ida ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), o mesmo acontecendo com uma funcionária, que se deslocou àquele hospital depois de se sentir mal.

O presidente do conselho de administração do lar, Eugénio Varejão, disse à agência Lusa que a utente precisou de ir ao hospital, onde foi testada e dado positivo à covid-19, ficando ali internada. O teste vai ser repetido nos próximos dias para despistagem.

Depois de terem estado positivas para o novo coronavírus, tanto a utente e a funcionárias realizaram dois testes negativos à doença antes de regressarem ao lar.

Entretanto, segundo o responsável, já foram novamente testados 19 residentes, com 17 resultados conhecidos e todos eles negativos.

Nesta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), localizada no centro da cidade, o primeiro caso foi detetado no dia 22 de março.

Foram infetados cerca de 70 idosos e ainda vários funcionários e, entre 27 e 28 de março, realizou-se uma mega operação de evacuação do lar, tendo sido retirados, só nessa noite, 53 utentes, que foram encaminhados para o Trofa Saúde Hospital, em Vila Real.

Depois da evacuação, o Exército procedeu à descontaminação do lar e os utentes recuperados começaram a regressar à instituição em meados de abril.

Neste momento, segundo Eugénio Varejão, há quatro utentes ainda positivos para a covid-19, que estão no Hospital Militar do Porto e no CHTMAD.

Ainda no distrito de Vila Real, o lar de idosos de Fiolhoso, da Santa Casa da Misericórdia de Murça e onde 10 utentes e três funcionárias foram infetados com covid-19, também já regista casos recuperados.

A provedora Edite Sousa especificou que as três funcionárias e seis utentes já estão curados da covid-19, permanecendo três idosos internados no CHTMAD e um em isolamento na Estrutura Residencial de Idosos (ERPI) de Fiolhoso.



PARTILHAR:

Operadores anseiam por voos e turistas estrangeiros para retomarem a descoberta do Douro

Cartão de descontos no comércio de Mirandela para estimular retoma