Quarta-feira de Cinzas marca a entrada na Quaresma, um período de abstinência para os católicos. Ontem, em Vinhais, a população preparou-se para os 40 dias de jejum, expiando o seus pecados através de castigos corporais.

Dezenas de homens mascarados de diabos vermelhos, acompanhados de uma figura que personifica a morte, flagelaram todos quantos encontraram nas ruas da vila, por entre uma grande algazarra. As mulheres foram as mais massacradas e \"foram levadas\" à pedra para pedirem perdão pelos seus pecados. \"Creio em Deus, Padre Todo-Poderoso, o filho do rei criou um raposo\", rezaram. Os vinhaenses reagiram bem, mesmo as raparigas que tiveram de refugiar-se dentro de casas. Ninguém escapou e todas foram ao castigo.

Tratou-se de um acto simbólico, que recria uma antiga tradição que estava em risco de se perder, pelo que a Câmara Municipal decidiu retomar a iniciativa este ano. \"Castigam-se as pessoas no sentido de fazer a purificação, depois da folia e do pecado do Carnaval, agora é necessária a purificação. A morte faz lembrar às pessoas que começa hoje a Quaresma, tempo de jejum e penitência\", explicou António Tisa, professor e investigador.

No entanto, outros investigadores remetem a tradição para um ritual de fertilidade do tempo dos romanos e que era feito em honra de Pan, Deus dos Rebanhos. Nesses tempos os sacerdotes executavam os seus rituais e castigavam as mulheres julgando que, com essas pancadas, as fecundavam.

Trata-se de uma iniciativa única em Trás-os-Montes, sendo que em Bragança se fazia uma coisa parecida, mas usando a figura da censura.



PARTILHAR:

Boas noticias

Dificuldades em julgar