A oitava edição da Rampa de Santa Marta foi mais um sucesso popular e desportivo, com quase 80 pilotos em prova e milhares de espectadores a emoldurarem o traçado duriense, no passado fim de semana. Organização do Município de Santa Marta de Penaguião e do Clube Automóvel da Régua destaca a promoção do território através do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.

Santa Marta de Penaguião e a região do Douro Vinhateiro continuam a receber um dos eventos mais populares do calendário da Montanha em Portugal. Pilotos e equipas técnicas aderem em massa à prova do Clube Automóvel da Régua, apoiada pelo Município de Santa Marta de Penaguião, que este ano teve uma verdadeira enchente de público nas encostas do traçado, com 3,2 quilómetros de extensão.

Desportivamente, um total de 76 pilotos participaram nas diferentes competições e categorias integradas no programa, com Santa Marta de Penaguião a entregar já, virtualmente, alguns dos títulos desta época no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. Hélder Silva voltou a levar o seu Osella PA2000 Evo2 ao triunfo na Rampa de Santa Marta e com isso confirmou o seu terceiro título absoluto consecutivo, subindo ao pódio no Douro acompanhado por José Correia (Norma M20 FC) e Nuno Guimarães (Silver Car S2). O novo tricampeão nacional também conseguiu bater o recorde oficial da Rampa de Santa Marta, com o registo de 1m39,919s na segunda subida de prova.

Luís Nunes foi outro piloto em evidência na rampa transmontana, pois não só conseguiu o 4.º lugar da geral, só atrás de três protótipos, como ainda garantiu o título da nova Categoria Super Challenge, dando a melhor sequência ao seu tetracampeonato nacional de Turismos. O piloto do concelho de Valpaços também assegurou a vitória final no Grupo SC-A, o mesmo acontecendo na Categoria Turismos com o seu companheiro de equipa, Luís Delgado, ao volante do Cupra TCR, que também arrecadou o título da Divisão Turismos 2. Santa Marta de Penaguião também coroou Parcídio Summavielle (Renault Clio RS R3) nas contas da Divisão Turismos 3.

Aposta ganha

A típica hospitalidade da região duriense também continua a conquistar a caravana da Montanha em Portugal. “Foi mais uma edição de sucesso, dentro e fora da rampa”, afirmou Manuel António, presidente do Clube Automóvel da Régua. “Tivemos novamente uma lista de inscritos de grande nível, espetáculo em diferentes categorias e inclusive a atribuição de alguns dos títulos nacionais nesta prova.

Para nós, foi muito importante também verificarmos o reforço das medidas de segurança no traçado, que todos os anos é uma prioridade do clube e do Município de Santa Marta de Penaguião, assim como a excelente moldura humana que tivemos ao longo do fim de semana, uma das maiores de que me lembro nesta rampa. É a prova de que a Montanha continua a projetar este território e esta região única, que sabe receber como ninguém. Além de uma receção aos pilotos na sexta-feira, tivemos um jantar no sábado e um lanche-convívio na tarde de domingo. É também isto que nos destaca.

Uma palavra de agradecimento ao Município, por esta parceria cada vez mais forte, assim como aos nossos patrocinadores e parceiros, aos bombeiros e forças de segurança, sempre cruciais no desenrolar da prova, e a todos os elementos do Clube Automóvel da Régua e outros clubes que continuam a viabilizar estas organizações no terreno”, realçou Manuel António.

O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group prossegue na Rampa do Caramulo, a 1 e 2 de julho.




PARTILHAR:

Centro de Saúde dos Pequeninos ajuda a perder o medo da bata branca em Vila Real

Careto AirShow23 com melhor cartaz de sempre