O oficial de justiça José António Coroado encabeça, pela segunda vez, a candidatura do PS à Câmara de Valpaços, e apontou como prioridades os setores agrícola e turístico para este concelho do distrito de Vila Real.

“Sendo Valpaços um concelho essencialmente agrícola, onde predomina a cultura da vinha, azeite, castanha e amendoal, a aposta terá de ser no setor primário. Aliado ao setor primário temos o turismo de lazer, ambiental e gastronómico, sendo estes os principais vetores da razão da candidatura”, afirmou o candidato, de 61 anos, à agência Lusa.

José António Coroado é natural de Vilarandelo, no concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, é oficial de justiça de profissão e já foi o cabeça de lista do PS às eleições de 2021.

Os dois setores - agrícola e turismo - são, na sua opinião, alavancas para criar emprego e fixar mais famílias no município.

Neste sentido apontou, por exemplo, a ecovia do Rabaçal que “não está a ser explorada como deve ser” e realçou que o concelho tem potencialidades e “paisagens deslumbrantes” para se destacar a nível do turismo ligado à natureza.

Tudo isto interligado, realçou, com a gastronomia e os produtos endógenos, como a castanha, o vinho e os frutos secos.

“É uma alavanca essencial que tem que ser aprofundada no próximo mandato”, concretizou.

O candidato socialista, que é vereador da oposição, sublinhou ainda que este é um concelho com muitos idosos e, por isso, esta será também uma área na qual centrará atenções.

“E depois, claro, é preciso criar atratividade para os mais jovens se manterem na nossa terra”, acrescentou.

Amílcar Almeida, que cumpria o terceiro e último mandato eleito pelo PSD, saiu da presidência da Câmara de Valpaços em 2024 para ser deputado na Assembleia da República.

“A mudança de ciclos é sempre uma oportunidade. Agora, está nas mãos das pessoas se querem a mudança ou não querem. Está na mão das pessoas se querem alternância e alternativa democrática ou não”, afirmou.

Desde 1976 que o PSD governa em Valpaços, sendo que em 1979 a autarquia foi conquistada pela Aliança Democrática.

“A democracia faz-se precisamente dessas alternâncias e dessas alternativas. Basta olhar para os concelhos vizinhos de Chaves e Mirandela e ver o que ganharam com isso nos últimos oito anos”, referiu o candidato socialista.

Além de José António Coroado, neste concelho foram já anunciadas as candidaturas do vereador Jorge Mata Pires (PSD) e Alexandra Gomes (Chega), que trabalha na Unidade de Saúde Pública.

Em 2021, o PSD ganhou as eleições em Valpaços com 7.367 votos (73,84%), conquistando seis mandatos, o PS teve 1.359 votos (13,62%) e um mandato, o CDS-PP obteve 303 votos (3,04%) e o Chega 198 votos (1,98%).

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.



PARTILHAR:

Idosos dos Lares de Macedo de Cavaleiros passeiam no Azibo

Viticultores do Douro viajam até Lisboa para pedir medidas urgentes ao Governo