A Comissão Distrital da Proteção Civil de Vila Real alertou hoje para a falta de testes à covid-19 nos lares de terceira idade quer para os utentes quer para os funcionários, disse hoje à Lusa o presidente.  

O presidente da Comissão Distrital de Vila Real da Proteção Civil, Fernando Queiroga, falava após a reunião onde a falta de testes foi reportada pelos representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e misericórdias da região.

“As instituições estão com o coração nas mãos pois não há testes”, vincou.

Com as equipas a trabalharem em ‘espelho’, trocando os turnos de 15 em 15 dias, foi também pedido na reunião à Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte para que as equipas que estão para entrar ao serviço sejam testadas”, acrescentou.

Fernando Queiroga alertou para a “injustiça” de não haver testes aos idosos em todo o país por igual.

“O norte só conta para produzir e pagar impostos, quando é a região que tem mais infetados e mortes”, assinalou.

Para o ainda presidente da Câmara de Boticas, “toda esta situação é exemplificativa da forma como a região norte e em particular os concelhos do interior do país são sistematicamente discriminados e colocados numa segunda linha de atenção”.

“Os profissionais que trabalham nos lares estão a atingir um ponto de rutura e saturação que é agudizado pelo sentimento de falta de proteção e muitas vezes a sensação de esquecimento”, vincou.

Após a reunião da Comissão Distrital de Vila Real da Proteção Civil Fernando Queiroga explicou ainda que “continua a haver queixas” das IPSS e Misericórdias para a falta de equipamentos de proteção.

“Estes equipamentos são uma das grandes medidas para evitar o contágio”, sublinhou.

Na reunião, as forças de segurança do distrito alertaram ainda para o “fim de semana complicado” pela frente, devido às medidas implementadas entre quinta e segunda-feira dentro das normas do Estado de Emergência.

“Irá haver uma fiscalização muito permanente nas saídas e entradas de todos os concelhos, e as forças de segurança irão ter muitos efetivos no terreno”, destacou ainda.



PARTILHAR:

Autarcas mais tranquilos com realização de testes em Bragança

Alijó rastreia 700 utentes e colaboradores de lares, bombeiros e GNR