A Câmara de Mogadouro, a Misericórdia e o Instituto da Segurança Social assinaram um protocolo integrado no programa CLDS+, que durante dois anos vai promover a inclusão social dos cidadãos nos territórios envelhecidos ou atingidos por calamidades.

\"Este Contrato Local de Desenvolvimento Social será desenvolvido nos próximos dois anos e vai abranger toda a área geográfica do concelho de Mogadouro, num total de 756 quilómetros quadrados\", disse hoje a Lusa o vice-presidente da autarquia de Mogadouro, João Henriques.

Para além da terceira idade, o projeto vai tentar \"ajudar\" jovens em risco de pobreza ou aqueles que por vários motivos abandonam os seus estudos.

A equipa técnica selecionada para o desenvolvimento do programa de Mogadouro é \"multidisciplinar\", composta por três técnicos superiores e com um orçamento disponível de 300 mil euros para os dois em que vigora o programa e será coordenado pela Santa Casa da Misericórdia.

O CLDS+ é considerado pelos seus promotores \"uma nova geração contratos sociais\", com um enfoque alargado aos territórios especialmente afetados pelo desemprego e em os territórios marcados por situações críticas de pobreza, em especial a pobreza infantil.

Os contratos têm vindo a ser implementados \"de modo paulatino desde 2007\" e durante este período foi possível identificar alguns \"constrangimentos\" à concretização das ações contempladas em plano de ação e que se prendem, sobretudo, com \"a desadequação dos atuais normativos reguladores face à conjuntura socioeconómica contemporânea\".

Estes instrumentos de política social, em funcionamento em mais de 60 concelhos, têm sido, por isso, ajustados às concretas necessidades das pessoas e dos territórios, sendo capazes de acompanhar os desafios sociais atuais.



PARTILHAR:

Embarcação portuguesa típica

Objetivo é captar investimento