O Centro de Interpretação do Território de Sambade celebrou o seu terceiro aniversário com o arranque do projeto “O Teatro e as Serras”, tendo sido apresentado o espetáculo “Contas Nordestinas, o Diabo veio ao Enterro”, a cargo do Teatro Filandorra.

 

O Centro de Interpretação do Território (CIT) de Sambade comemorou o seu terceiro aniversário com o arranque do projeto “O Teatro e as Serras”, vencedor do Orçamento Participativo de Portugal na área da cultura da região Norte. A estreia nacional do projeto foi feita num ambiente intimista, aproveitando os espaços característico do CIT para recriar as “estórias” que, antigamente, se contavam nos típicos serões transmontanos. Um evento que contou com casa cheia e no qual esteve presente João Ribeiro da Silva da Direção Regional de Cultura do Norte.

 Assim, no dia 21 de novembro, a companhia de Teatro Filandorra apresentou o espetáculo “Contas Nordestinas, o Diabo veio ao Enterro”, que resulta de uma adaptação do livro “O Diabo veio ao Enterro”, de Pires Cabral (1985). Uma obra que retrata a vida do Nordeste de Portugal, onde os valores da ruralidade e muito em especial a linguagem e a literatura tradicionais mantêm uma réstia de vitalidade.

A ideia deste projeto surgiu em Alfândega da Fé, daí que tenha sido escolhida a localidade de Sambade, situada na Serra de Bornes, para a estreia nacional de um projeto que se vai estender aos territórios serranos do Gerês, Montesinho, Alvão e Marão.

“O projeto vai percorrer cinco serras, como os cinco dedos de uma mão para levar cultura e teatro às populações mais isoladas e rurais dos territórios serranos”, conta David Carvalho, da companhia de Teatro Filandorra.

No mesmo dia foi, ainda, apresentado o livro CIT “Percorrer Sensações”, fruto do projeto “O Olhar do Pastor”, que contou com a colaboração de 42 pastores do concelho de Alfândega da Fé. “Durante os últimos anos estas pessoas abriram as portas do seu mundo e, gentilmente, partilharam a sua maneira de estar e ser, a sua história e o património”, argumenta a presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, acrescentando que esta é “a devida homenagem” a quem tanto “contribui para a diversidade e riqueza cultural da comunidade”.

Nas palavras de Berta Nunes, este evento veio, assim, “reafirmar a importância da promoção de iniciativas e dos espaços culturais nos territórios de baixa densidade”, destacando “as tradições e vivências populares, sendo que, quer o CIT quer o projeto “O Teatro e as Serras” são exemplo disso mesmo”.



PARTILHAR:

Sabrosa proíbe pesados na EM323 entre Provesende e o Pinhão

Exposição Corpo e Paisagem no Espaço Miguel Torga