A circulação do comboio a vapor na Linha do Douro, em termos turísticos, está a superar todas as expectativas. Só até ao final do mês passado, o principal operador que explora este tipo de viagens, a empresa Douro Azul, transportou cerca de quatro mil turistas. Números nunca antes alcançados e que representam um aumento na ordem dos 20%, em relação a igual período do ano passado.

Segundo Mário Ferreira, responsável da Douro Azul, \"cada vez mais as pessoas estão a aderir aos comboios históricos. Nota-se muito entusiasmo, principalmente de turistas nacionais, em grande parte oriundos do Sul do país (Ribatejo, Grande Lisboa, Alentejo e mesmo Algarve), e estrangeiros, maioritariamente, ingleses, americanos, alemães, suíços, espanhóis e brasileiros)\".

Até final da campanha, que vai até final do mês de Outubro, Mário Ferreira está convicto que pode \"chegar aos dez mil turistas\". A Douro Azul, que comprou à CP praticamente a totalidade das viagens aos sábados, no troço de Régua-Tua, aposta na componente comboio/barco. Ou seja, o turista que viaja de comboio pode também usufruir de uma viagem fluvial.

Apesar de tudo, Mário ferreira gostava que a CP \"disponibilizasse mais composições na época do Verão. Este ano, pela primeira vez, não tivemos condições para satisfazer, pontualmente, alguns pedidos\".

\"Também julgo que a CP, em conjunto com a Refer - Rede Ferroviária Nacional, devia apostar mais na Linha do Douro, principalmente nos troços entre a Régua e o Pocinho\", adianta. \"O turismo ferroviário pode ser uma mais-valia para a região\".

De referir que, em 2003, a Douro Azul transportou cerca de cinco mil passageiros, um aumento de 10% em relação a 2002. Os números da CP revelam, também, o crescimento da procura do turismo ferroviário. Em 2003, circularam nos comboios históricos 9.600 passageiros.

O troço turístico utilizado está compreendido entre a estação da Régua e o Tua, numa distância de cerca de 36 quilómetros de ferrovia, divididos em três percursos: Régua-Tua. Régua-Pinhão e Pinhão-Tua. O material circulante disponibilizado pela CP, para este ano, comporta as locomotivas a vapor, Henschel 0187 e 0186, construídas em 1923; uma máquina de tracção diesel, \"1424\", construída em 1967 pela English Electric; e cinco carruagens históricas em madeira.



PARTILHAR:

Na sequência de uma queixa

Rota turística