O primeiro-ministro, José Sócrates, deslocou-se esta quarta-feira a Alijó, sua terra natal, para assinalar o Dia Mundial do Idoso e destacar «o sucesso» de duas das políticas do Governo no apoio aos mais velhos, noticia a Lusa.

Sócrates sublinhou, como duas políticas governamentais de sucesso, a criação das unidades de cuidados continuados integrados, através da qual já foram criadas 2.690 camas e o complemento solidário atribuído a 131 mil idosas.

«Viemos assinalar essas duas mudanças fundamentais na política de protecção aos idosos, as unidades de cuidados continuados e o complemento solidário dos idosos, que representam um esforço que todos estão a fazer através dos seus impostos para ajudar os compatriotas que precisam da solidariedade nacional», disse.

O primeiro-ministro presidiu à assinatura do acordo de cooperação entre a Misericórdia de Alijó e o Instituto de Segurança Social e a Administração Regional de Saúde do Norte para a entrada em funcionamento da unidade de cuidados continuados da vila.

«Esta é especial porque é em Alijó»

Esta unidade, que funcionará a partir do dia 20, terá 23 camas em longa duração, nove em média duração e vai criar 20 postos de trabalho. «Queremos que outras unidades se sigam. Esta é especial porque é em Alijó (sua terra natal)», referiu.

Numa alusão ao polémico encerramento nocturno do serviço de atendimento permanente do Centro de Saúde, Sócrates respondeu que «apesar das incompreensões, as coisas melhoraram em Alijó em termos de saúde».

O primeiro-ministro destacou a existência de um novo centro de saúde, que o próprio inaugurou há dois meses, a instalação de uma ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) e agora a unidade de cuidados continuados.
A ministra da Saúde, por sua vez, salientou a necessidade de se desenvolver o apoio domiciliário integrado nos sete dias da semana, em colaboração entre a Saúde e a Acção social.



PARTILHAR:

VII Colóquio Anual da Lusofonia

Raça mirandesa em queda