O presidente da Câmara de Ribeira de Pena informou a direção nacional do PS "não estar em condições" de se recandidatar a um segundo mandato, disse o responsável pela Federação Distrital de Vila Real.

Rui Vaz Alves já tinha sido anunciado como o cabeça de lista pelo PS às eleições autárquicas de 2017. O autarca de Ribeira de Pena foi eleito em 2013.

O presidente da Federação Distrital de Vila Real do PS, Francisco Rocha, afirmou hoje à agência Lusa que, entretanto, Rui Vaz Alves informou a direção nacional do partido de que "não está em condições de se recandidatar".

Pelo que, segundo o responsável, foi aberto um novo processo de escolha dos candidatos aos órgãos autárquicos neste concelho do distrito de Vila Real.

Francisco Rocha adiantou que a concelhia do PS de Ribeira de Pena se reúne já na sexta-feira para escolher o novo candidato, o qual deverá ser validado pela distrital até segunda-feira.

Esta não foi, na sua opinião, "uma situação agradável". No entanto, ressalvou que o processo "ainda está em tempo" e garantiu que o PS de Ribeira de Pena "vai apresentar uma candidatura ganhadora".

A agência Lusa falou com Rui Vaz Alves, que optou por não prestar declarações sobre este assunto.

Nas últimas autárquicas, o PS ganhou com 2.622 votos (50,43%), ficando o PSD em segundo lugar com 1.866 votos (35,89%), o movimento independente Unidos por Ribeira de Pena conseguiu 273 votos, o Partido da Terra (MPT) 145, o CDS-PP 99 e a CDU 45 votos.

Para liderar a candidatura às eleições autárquicas deste ano, o PSD escolheu o ex-presidente da autarquia local, Agostinho Pinto.

Agostinho Pinto foi presidente da Câmara de Ribeira de Pena durante três mandatos consecutivos, não se podendo recandidatar ao cargo nas eleições de 2013 devido à limitação de mandatos.

Agostinho Pinto foi eleito numa coligação PSD/CDS-PP e, na primeira vitória por uma diferença de apenas dois votos para o então presidente da Câmara de Ribeira de Pena, que se recandidatava pelo PS a um segundo mandato, João Noronha.

Pela CDU candidata-se a enfermeira Filomena Abreu Ramos



PARTILHAR:

Meios rurais sem resposta para vítimas de violência domestica

Kevin Pucci medalha de bronze em Matemática